Grupos da melhor idade realizam apresentação cultural e gravam DVD

Por - em 44

Dez apresentações de danças folclóricas, corais e poesia marcaram nessa sexta-feira (16), na Estação Cabo Branco, o encerramento das atividades culturais de grupos da melhor idade ligados à Prefeitura de João Pessoa. As apresentações vão compor um DVD com amostras culturais que será distribuído.

“Ao vermos esse espetáculo promovido aqui a gente percebe a descontração, o talento e a alegria de viver de cada um idoso e idosa e isso significa um rebrotar da vida”, disse Paula Frassinete, superintendente adjunta do Instituto de Previdência do  Município (IPM) de João Pessoa. Segundo ela, demonstrações como essa traduzem o benefício de uma política implantada pela administração municipal para a reinserção do idoso na sociedade.

“Nosso objetivo é sempre proporcionar a integração entre os grupos de pessoas idosas e reinseri-las na família e na comunidade”, disse Nilsonete Lucena, coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAPI). A política desenvolvida pelo programa promoveu a formação de vários grupos ligados a diversos bairros da cidade e que funcionam em centros de cidadania, associações comunitárias e PSF’s (Programa Saúde da Família).

Em 2005 existiam 18 grupos espalhados pela cidade. Com a implantação de uma política de promoção da pessoa idosa atualmente existem 53 só ligados ao PAPI. “Nós fazemos um trabalho intersetorizado para possibilitar a ampliação da rede de promoção à saúde do idoso”, disse Nilsonete.

Na terça-feira (20), no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, haverá a confraternização de todos os integrantes dos grupos de idosos que encerrará o ano com festa e muito forró. O encontro acontece a partir das 14 horas.