Grupos selecionados no ‘Roteiro das Paixões’ apresentam espetáculos

Por - em 35

Quatro dos cinco projetos selecionados pelo edital ‘Roteiro das Paixões’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope), iniciam suas apresentações a partir desta quarta-feira (4). As apresentações acontecem em diversos bairros de João Pessoa e se estendem até o domingo (8), quando será celebrada a Páscoa. Apenas um dos projetos selecionados, o espetáculo Paixão de Cristo: Uma História de Amor e Fé, já realizou suas apresentações na última semana.

Nesta quarta-feira (4), o espetáculo ‘Paixão de Cristo: Uma paixão de amor, força e superação’ inicia uma maratona de cinco apresentações em cinco dias. O projeto proposto por Paulo Sérgio recebeu um incentivo de R$ 2.938,10 da Funjope e faz sua estréia no bairro do Bessa, na praça do Caju. Na quinta-feira (5), o espetáculo chega ao bairro de Tambiá, na praça principal do bairro. No dia seguinte, sexta-feira (6), será a vez da comunidade de Mandacaru, por trás da Via Norte assistir à ‘Paixão de Cristo’. As duas últimas apresentações serão no sábado (7), na praça principal do Padre Zé e domingo (8) na praça da Cultura em Mandacaru. Todas as apresentações terão início às 20h.

A ‘Paixão de Cristo do Grotão’ fará duas apresentações no campo do bairro dos Funcionários II, a partir das 19h, na sexta-feira (6) e no domingo (8). Nos mesmos dias que a ‘Paixão de Cristo do Grotão’ estará sendo apresentada, os moradores da Ilha do Bispo poderão assistir ao espetáculo ‘Paixão de Cristo: Eis o Senhor que Cura’. Haverá uma primeira apresentação às 8h30, em forma de via sacra, com saída da Igreja Católica Senhor do Bonfim. A segunda apresentação será no palco montado na avenida Redenção.

No Bairro dos Ipês haverá três apresentações do espetáculo ‘Um Homem no Céu, Deuses na Terra’. Nos dias 6,7 e 8 de abril, sempre às 19h30, a encenação ocorre no Centro Social Urbano (CSU), do bairro. No total, a PMJP distribuiu cerca de R$20 mil em incentivos para as apresentações em comemoração à Semana Santa. Cinco projetos foram selecionados.

A seleção – O objetivo do projeto é incentivar a cultura do povo pessoense, com a promoção da melhoria e manutenção de espetáculos voltados à Semana Santa. A iniciativa visa ainda o fortalecimento do turismo interno e, consequentemente, a geração de trabalho e renda.

A avaliação das propostas foi feita em duas etapas. A primeira delas a análise preliminar, que consistiu na conferência dos itens obrigatórios apresentados. Na segunda, foi analisado o mérito cultural, a partir dos seguintes critérios: consistência; histórico do espetáculo; currículo do proponente; coerência dos custos; qualidade artística; e alcance da proposta na comunidade.