Guarda Civil Municipal inicia ações previstas em novo PCCR

Por - em 44

A Guarda Civil Municipal de João Pessoa iniciou nesta sexta-feira (23) a capacitação do seu efetivo de 545 servidores como parte das ações de implementação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR), que entrou em vigor no final de 2011. O treinamento foi iniciado com os guardas que estavam cedidos para outros órgãos do município.

De acordo com o superintendente do órgão, Sandro Targino, a qualificação profissional é uma das prioridades no novo PCCR. “A qualificação dos guardas será uma constante e a ideia é que todos os GCMs tenham a compreensão de segurança cidadã, com ações pautadas na prevenção e inteligência, atuando cada vez mais perto da população. É uma ação que traz valorização para o profissional e que vai repercutir favoravelmente no serviço prestado à população”, destacou.

Aulas – A capacitação dos Guardas Civis Municipais (GCM) foi iniciada com uma aula inaugural na sede do órgão, localizada na Avenida Almirante Barroso, 668, Centro. Segundo o Superintendente Adjunto da Guarda, o major Lucas Medeiros, alguns servidores estavam afastados do serviço de segurança nas ruas há mais de 15 anos. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, no horário da manhã e tarde, em turmas com 20 pessoas.

“Eles terão aulas de direitos humanos, telecomunicação operacional, doutrina de guarda, educação física, deslocamento em grupo e de técnicas de abordagem, mobilização e condução de pessoas que cometerem algum delito. A ideia é começar com os 60 que estavam afastados e estender o trabalho para os outros como uma ação contínua”, explicou o major Lucas.

Concurso – No próximo domingo (25) serão aplicadas às provas do concurso público para a Guarda Municipal, que é mais uma ação realizada com a implantação do PCCR. Estão inscritos 13.322 candidatos para concorrer as 250 vagas oferecidas, o que representa uma concorrência de 53,9 pessoas por vaga. Os locais de prova estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) através do endereço www.ibfc.org.br.

Os exames terão início às 14h, com a abertura dos portões às 12h45 e fechamento às 13h45. O candidato deverá comparecer com comprovante de inscrição, documento original de identidade, caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, lápis preto nº 2 e borracha.