Guarda Civil Municipal recebe treinamento em Defesa Pessoal

Por Fátima Sousa - em 303

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Associação Velloso Hapkido, realiza nesta quarta-feira (30), o segundo dia de treinamento em Defesa Pessoal, com 120 integrantes da Guarda Civil Municipal. A ação é realizada no Ginásio Ivan Santo Ângelo Campize, no horário das 8h às 10h. O ciclo de treinamentos se encerra no dia 8 de fevereiro.

O calendário de treinamentos prevê a realização no período de seis dias alternados. O secretário da Segurança Urbana e Cidadania, Denis Soares, explica que o Departamento de Ensino tem o objetivo de fazer a formação continuada da equipe. “A defesa pessoal faz parte desta qualificação”, informou.

Ele acrescenta que durante todo esse ano serão realizados cursos de qualificação e aperfeiçoamento de todo efetivo da Guarda Municipal, a exemplo de formação e capacitação. O treinamento para a Ronda Maria da Penha também foi citado por ele como uma ação de destaque na capacitação do ano passado.

Para esse ano, a capacitação de defesa pessoal se estende a mulheres, com treinamento para as guardas, funcionárias e mulheres em medidas protetivas da violência doméstica acompanhadas pelo Programa.

A proposta é a realização de mini cursos, palestras e debates. “Também tem a palestra que chamamos papo de guarda, onde iremos reunir a guarda pra discutir temas atuais, como a violência contra a mulher, meio ambiente e vários temas, visando a eficiência destes profissionais”, disse Denis Soares.

Ele lembra que o esforço da Secretaria é reforçar conhecimento também no repasse de técnicas de abordagem, de tiro, entre outros, para os seus profissionais.

Folia de Rua – O comandante Figueiredo, da Guarda Municipal, destaca que o treinamento da guarda é continuo, mas requer um reforço no momento, voltado para a prévia carnavalesca de João Pessoa.

“Há uma necessidade que ele saiba se defender e abordar o folião dentro do bloco, na passarela da Avenida Epitácio Pessoa. Existem pessoas que vão para brincar e pessoas que vão criar problemas, cometer pequenos delitos, pequenos crimes na folia. Ele tem que fazer o treinamento em defesa pessoal, para que em primeiro lugar possa fazer a sua defesa própria e a defesa do cidadão que está participando, brincando, se divertindo”, afirma o comandante Figueiredo.

A programação continua na sexta-feira (01). Na próxima semana, será realizada na segunda, quarta e sexta-feira, dia em que será encerrada a primeira fase da capacitação.