Guarda Municipal da Capital comemora 19 anos de atuação

Por - em 15

Novos treinamentos, mais cursos de capacitação e ampliação do quadro de pessoal. É o que prometem os próximos anos para a Guarda Municipal de João Pessoa, que nesta segunda-feira (29) completou 19 anos de atuação. Para lembrar a data, uma solenidade foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), contando com a presença do vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, secretários e secretárias municipais, militares e agentes que compõem a Guarda Municipal da capital.

“Queremos implantar e ampliar uma política de qualificação e valorização que a categoria merece, além de, futuramente, ampliar o quadro de novos guardas”, destacou o vice-prefeito durante a solenidade. Luciano Agra enfatizou também que, investindo em uma melhor formação e capacitação desses agentes, a Prefeitura Municipal de João Pessoa contribui para assegurar que o trabalho desempenhado pelos homens e mulheres que compõem a segurança dos prédios e patrimônios da cidade também seja bem recebido pela população da capital. “Até porque já se sabe que hoje uma das coisas mais importantes também quando o assunto é segurança pública não é o uso da arma, mas da inteligência”, disse ele.
 
Ações – Durante o evento, o superintendente da Guarda Municipal de João Pessoa, José Bernardino, lembrou que essa maior interação entre o público e os agentes municipais já vem acontecendo nos últimos anos. “Hoje, a população já vem exigindo do guarda uma atuação além do que está previsto na Constituição Federal, que são a vigilância de prédios públicos e a garantia de prestação de serviços do município”, disse ele.

Um levantamento sobre as ações nesse primeiro semestre de 2009 também mostrou que além dessas atribuições, os agentes tiveram algum tipo de atuação em situações de prestação de socorro à população no combate a pequenos furtos, arrombamentos, apreensão de armas brancas, desocupação de áreas públicas, no apoio a Defesa Civil, entre outros. “O nosso guarda tem que ser um líder, tem que saber tomar decisões”, completou.

José Bernardino enfatizou ainda que, apesar de novas demandas, os 600 homens e mulheres da corporação continuam garantindo a segurança de 240 prédios públicos de João Pessoa e atuando em todos os grandes e pequenos eventos promovidos pela prefeitura da capital.

 Cursos e projetos – Entre as ações que devem ser desenvolvidas em prol da categoria, o superintendente da Guarda também informou que continuarão a ser ministrados novos cursos de capacitação e novos benefícios deverão ser oferecidos aos agentes, caso seja aprovado um convênio do município com o Ministério da Justiça dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “Com a assinatura do convênio será possível a realização de vários projetos que poderão beneficiar a guarda, inclusive o fornecimento de uma Bolsa Formação no valor de R$ 400”, completou.

A solenidade de comemoração pelos 19 anos da Guarda Municipal de João Pessoa contou também com uma palestra do major do Exército Cláudio Roberto Schutz, que falou sobre o apoio do próprio Exército aos órgãos de segurança público no Brasil. O evento também contou com as participações do presidente de Conselho de Segurança Municipal, Rubens Pinto Lyra; do delegado Carlos Timóteo, representando a Secretaria da Cidadania e Defesa Social; além de representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.