Guarda Municipal entrega certificados a 18 agentes

Por - em 31

Dezoito agentes da Guarda Municipal de João Pessoa receberam, na manhã desta quinta-feira (7), os certificados de conclusão do ‘Curso Básico de Técnica de Rapel’. Com os novos formandos, a Guarda Municipal passa a contar com 40 agentes especializados em atividades verticais que irão atuar junto a Defesa Civil do município na contenção de barreiras.

A solenidade de entrega dos diplomas ocorreu na escola João Gadelha, que fica no bairro de Mangabeira. Segundo o superintendente-adjunto da Guarda Municipal, tenente Anderson Henrique, o curso básico foi ministrado em março e contou com uma parceria da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e do Corpo de Bombeiros. Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de aprender as técnicas e o manuseio dos materiais empregados nas atividades verticais (subida e descida de barreiras).

“ As ações preventivas e as operações das áreas de risco, como deslizamento de encostas e de barreiras serão mais ágeis, podendo evitar maiores desastres, principalmente neste período de chuva. Uma contenção de deslizamento de barreira levava em média dois dias para ser totalmente normalizado, com a utilização da escalada e do rapel, poderemos solucionar o problema com um trabalho de três horas”, explicou o tenente Anderson.

A Guarda Municipal de João Pessoa está elaborando novos cursos de aperfeiçoamento não apenas para os agentes, para também para os servidores intersetoriais. “Já está previsto para acontecer ainda este mês, o Curso Básico de Combate à Incêndio, que dever ser ministrado no Centro Administrativo Municipal (CAM) ainda nesta próxima quinzena”, afirmou Anderson.