Guarda Municipal vai proteger os bens públicos na ‘quarta de fogo’

Por - em 29

Cerca de 90 homens da Guarda Municipal (GM) de João Pessoa estarão atuando nesta quarta-feira (18), durante o desfile do bloco Muriçocas do Miramar. Sessenta deles vão ficar posicionados ao longo da Avenida Epitácio Pessoa, prestando apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos cinco pontos estratégicos montados na via. Trinta agentes ficarão espalhados entre o Terminal de Integração, no Varadouro; na Unidade de Saúde das Praias, em Tambaú e também no Hospital Ortotrauma, em Mangabeira.

O esquema faz parte da Operação ‘Folia Guardiã’, montada pela GM para atuar durante o projeto Folia de Rua e o Carnaval Tradição. O objetivo, de acordo com o superintende adjunto da corporação, tenente Anderson Henrique, é proteger o patrimônio público do município, além de prestar suporte aos serviços desenvolvidos pela Prefeitura no decorrer da festa.

Anderson Henrique explicou que a Guarda montou Posto de Comando na Sub-Prefeitura, situada em Tambaú, para dar suporte as ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que também está instalado no prédio. A Corporação conta ainda com cinco viaturas.

O superintende adjunto lembrou que a ação não será voltada para a segurança dos foliões, pois a Guarda Municipal não tem autorização para prestar esse serviço, que é de obrigação das polícias militar, civil e federal. “A nossa atuação será para proteger o patrimônio público, bem como prestar suporte aos serviços da Prefeitura”, frisou.

A Operação ‘Folia Guardi㒠teve início na sexta-feira (13), na abertura do Folia de Rua, que se estende até o próximo sábado (21). Já o Carnaval Tradição acontece no domingo de Carnaval (22), indo até a terça-feira (24).