Guardas municipais comemoram aprovação do PCCR da categoria

Por - em 53

Um dia após a aprovação dos projetos de lei do Executivo Municipal instituindo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Guarda Municipal de João Pessoa e que dispõe sobre a organização, finalidade, competência e estrutura organizacional básica da Superintendência da Guarda Civil Municipal, os guardas municipais comemoraram a conquista de uma reivindicação antiga da categoria. O Projeto foi aprovado no final da manhã desta quarta-feira (19), por unanimidade, na Câmara Municipal.

O guarda José Carlos, que tem mais de 20 anos de trabalho na função, disse que está muito satisfeito com a aprovação. “A gente está muito grato, junto com a turma da Guarda Municipal, porque passaram uns quatro ou mais prefeitos e nenhum olhou para a Guarda. Primeiramente quero agradecer a Deus e segundo ao prefeito Luciano Agra por ter olhado para nossa categoria”, comentou.

Para Antônio Pedro dos Santos foi uma grande alegria receber a notícia da aprovação da PCCR da categoria. “Nós já esperávamos isso há muitos anos e hoje recebemos essa informação. Para mim foi uma vitória, todos os vereadores foram a favor da aprovação do Projeto, uma ótima notícia para todos nós”, destacou.

A opinião foi compartilhada por Claudiano Marinho, que tem 19 anos na função. “Achei ótimo, primeiramente para a cidade que só tem a ganhar, como também a população da Capital paraibana e nós também. Quero agradecer a Deus, aos vereadores, ao prefeito de João Pessoa e ao Superintendente da Guarda Municipal, Sandro Targino”, disse.

Atuando na Guarda Municipal desde a sua fundação, José Bento da Silva disse que tudo o que aconteceu foi uma luta muito grande, que ele e seus colegas já esperavam esse resultado há bastante tempo. “Foi uma vitória também do sindicato, que vinha batalhando esse tempo todo conosco. Só temos é que agradecer ao prefeito, por ter conseguido essa melhoria para gente. E que venha o concurso para melhorar mais ainda, porque estamos precisando de ‘sangue novo’ aqui”.

Gilson Costa dos Santos, há mais de 20 anos na função, destacou as melhorias. “Eu vejo com bons olhos o futuro, o que eu queria que fosse aprovado já foi, agora vamos esperar realmente o resultado disso na prática. Acredito que tudo vai melhorar. Agradeço a Deus em primeiro lugar, em segundo lugar à categoria que lutou junto para conseguir esse resultado. Os planos futuros são os melhores, agora já dá para pensar em adquirir minha casa própria”, comentou.

Benefícios e nova estrutura – A partir da aprovação dos projetos, a atuação da Guarda Civil Municipal vai abranger também a atividade comunitária de segurança urbana, dando apoio quando solicitada pelos órgãos policiais estaduais e federais, protegendo os seus cidadãos.

Com a aprovação do PCCR, o vencimento básico da categoria passa a ser de R$ 700,00 e a gratificação de exercício da função sobre atividade de risco de 100% sob o valor do vencimento básico, que resulta numa remuneração total de R$ 1.400,00 a partir de janeiro de 2012. Com a aprovação dos projetos, a PMJP poderá dar continuidade ao plano de realização do concurso público para a categoria, que tem previsão de 200 vagas.