Guardas municipais participam de atividade sobre Direitos Humanos

Por - em 75

Um grupo de 30 guardas municipais da Prefeitura de João Pessoa participa de Jornada Formativa de Direitos Humanos promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. A capacitação, que teve início na segunda-feira (06), acontece até esta sexta-feira (10), no Hotel Netuanah (Av. Cabo Branco, 2698 – Cabo Branco), nos dois turnos.

O evento é direcionado a operadores de segurança pública de todo o Estado, envolvendo guardas municipais, policiais militares e civis, além de federais. Essa é a segunda turma de agentes da guarda municipal da Capital que participam do evento, que foi realizado pela primeira vez no ano passado.

A proposta principal dessa capacitação é contribuir para a formação dos operadores de segurança pública em deveres e direitos humanos. Na jornada, estão sendo abordados temas como visão sistêmica da produção da violência; polícia com cidadania; cidadão cuidando de cidadãos; a memória histórica da segurança pública brasileira e relações interpessoais e interinstitucionais saudáveis.

Para o superintendente da Guarda Municipal, José Bernardino, essa integração com outros operadores de Segurança Pública é muito importante para a formação dos agentes da guarda municipal da Capital. A capacitação é feita por instrutores do Ministério da Justiça, que irá entregar certificado aos participantes.

Desde 2004 o Governo Federal vem investindo em uma política voltada para a capacitação de operadores de segurança pública, não apenas em logística. Nesse período, já foram capacitados em todo o país mais de 10 mil profissionais da área.