Guardas municipais terão aulas de Xadrez para fortalecer ações

Por - em 19

Os guardas municipais de João Pessoa iniciam o ano de 2010 com uma nova ferramenta para fortalecer as ações de estratégia e planejamento, além de proporcionar crescimento intelectual e reflexões sobre ética e autocontrole. Trata-se do Xadrez, que passará a ser trabalhado com os agentes dentro do projeto ‘Xadrez Escolar’, desenvolvido nas escolas rede pública da Capital desde 2005 pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Lili Cavalcanti, as aulas que serão desenvolvidas na Guarda Municipal serão baseadas nas teorias dos Direitos Humanos, onde serão trabalhados, de forma humanizada, o autocontrole e a autoestima do profissional.

A meta do projeto para os profissionais da Guarda Municipal é promover momentos de relaxamento, favorecendo o crescimento intelectual, bem como o exercício da ética e do respeito mútuo, elementos imprescindíveis para este esporte, avalia Francisco Calvanti, coordenador do projeto.

Academia de Xadrez – ‘O Xadrez Escola’ também reserva outra novidade para esse ano. Até o primeiro semestre de 2010 será inaugurada a Academia de Xadrez Pessoense, que funcionará no Parque Arruda Câmara (Bica). A criação desta academia, segundo Lili Cavalcanti, deve-se a uma grande procura, sobretudo, dos alunos do município, que saem do Ensino Fundamental e ficam carentes da modalidade, sem ter onde praticar o esporte.

O projeto ‘Xadrez Escolar’ é uma inovação para o ensino público na Paraíba. Além de ensinar as características básicas do xadrez, a iniciativa busca desenvolver nos alunos do ensino infantil e do ensino fundamental noções de meio ambiente, trânsito, companheirismo e democratização deste esporte. O ‘Xadrez Escolar’ é desenvolvido em toda a rede municipal, contando com a participação de alunos e professores. O projeto atua hoje em parceria com diversos órgãos municipais como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a Emlur e o Instituto de Previdência do Município (IPM).