H1N1: Diretores de escolas recebem orientações sobre síndrome gripal

Por - em 37

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando uma série de palestras sobre cuidados básicos e procedimentos a serem adotados em caso de síndrome gripal (seja de Influenza H1N1 ou sazonal). Nesta segunda-feira (27) aconteceu a palestra para diretores de escolas da rede particular de ensino. Durante esta semana, serão realizadas ainda na SMS, na Estação Ciência e no Centro Administrativo Municipal.

De acordo com Julia Vaz, diretora de Vigilância à Saúde, as palestras são importantes para esclarecer as dúvidas que a população tem, principalmente sobre o H1N1. “Na terça-feira acontece a palestra com os funcionários da SMS, às 10h, no auditório do DAS; na quarta-feira haverá a palestra na Estação Ciência, às 12h30, para os funcionários do local; na quinta-feira, dia 30, às 14h, acontece a conversa com diretores de escolas e Creis municipais. Já na sexta-feira, dia 31, às 9h, acontece, também no auditório do DAS, a palestra para representantes de instituições de longa permanência de idosos”, relatou Julia.

Nesta segunda-feira, na palestra para os diretores de escolas particulares, foram passados os procedimentos básicos para tentar evitar o contágio do vírus entre os alunos. “É importante que as pessoas tenham os cuidados básicos de higiene, como lavar sempre as mãos e colocar as mãos na frente de boca e nariz antes de tossir ou espirrar. É importante também que as escolas deixem as salas ventiladas e que a comunidade escolar evite usar os bebedouros coletivos”, comentou Julia.

O presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado da Paraíba, Odésio Medeiros, disse que a iniciativa da SMS de fazer as palestras é importante para que as pessoas não tenham apenas medo da doença, mas saibam as formas de precaução. “Queremos alertar os diretores que eles devem tomar algumas precauções e passar isso para os professores e alunos. Isso será muito importante para a cidade”, comentou.