Habitação de interesse social é tema de encontro em João Pessoa

Por - em 144

“Habitação de Interesse Social e a Qualidade do Espaço Urbano” é o tema central do XII Encontro de Engenharia e Arquitetura, que será realizado neste fim de semana, no Cine Bangüê do Espaço Cultural. A secretária de Habitação Social do município de João Pessoa (Semhab), Emília Correia Lima, vai proferir palestra sobre “Política Municipal de Habitação de Interesse Social”. A palestra está marcada para este sábado (21), às 18h.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Élan Ferreira de Miranda, abre o encontro nesta sexta-feira, às 19h30 com o tema “Programa de Habitação de Interesse Social”. O evento também vai contar com a presença do arquiteto Ângelo Arruda, presidente da Federação Nacional de Arquitetos, de Mato Grosso do Sul, que vai falar sobre “O Panorama da Habitação de Interesse Social no Brasil”.

A programação deste sábado inclui diversas palestras e mini cursos. De 8h30 as 12h30 serão ministrados vários mini cursos. Às 14h30, a palestra é sobre “Previsão de recalques produzidos por sapatas assentes em solos arenosos”, com o engenheiro Luiz Carlos Silveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Às 15h30, o tema é “Pontes e Viadutos – Avanços Tecnológicos na Segurança Estrutural e dos Usuários”, pelo engenheiro civil Carlos Henrique Siqueira (RJ), e às 16h30, “ Proposta para intervenções de melhoria habitacional em aglomerados subnormais”, com Tarcisio Cabral da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Às 17h30, o tema é “Política Municipal de Habitação de Interesse Social”, com a secretária municipal Emília Correia Lima. Às 18h30, o tema “Estudo comparativo em habitação de interesse social: o caso conjunto habitacional Gervásio Maia – João Pessoa-PB” será ministrado pelo professor do Unipê/PB, Marco Suassuna, e às 20h, está prevista a palestra “Investigações Projetuais sobre habitação de interesse social: do complexo de édipo ao complexo do alemão”, por Jorge Mario Jauregui(RJ).

Programação do domingo:

Das 8h30 às 12h30 – Mini cursos
14h30 – Palestra: “Gestão de risco geológico-geotécnico em áreas de interesse social”, com o professor da Universidade federal de Pernambuco (UFPE), Roberto Quental Coutinho
15h30 – Palestra: “Uso da alvenaria estrutural racionalizada na produção de moradias econômico-eficientes”, com o engenheiro civil Jonas Silvestre Medeiros (SP)
16h30 – Palestra: “Racionalização da construção e sua contribuição na sustentabilidade da construção”, por Jonas Silvestre Medeiros(SP)
17h30 – Intervalo
18h00 – Palestra: “Um novo olhar sobre a arquitetura de interesse social”, por Alejandro Aravena (Chile) e as arquitetas Elisabetta Romano e Jovanka B. Scocuglia, como debatedoras
20h00 – Mesa Redonda: ”Novos paradigmas para a habitação de interesse social”, com os arquitetos Alejandro Aravena (Chile), Jorge Mario Jauregui (Argentina), Ângelo Arruda (MS), Zeca Brandão (PE) e coordenação do arquiteto Expedito Arruda (PB)