HackFest debate educação, transparência e combate à corrupção por meio da tecnologia

Por - em 534

Faltam poucos dias para o início do IV HackFest + Virada Legislativa: Por uma sociedade politicamente participativa. O evento, que ocorrerá de 16 a 19 deste mês, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, terá 24 palestrantes, em três áreas: educação, transparência e contas públicas, e combate à corrupção, tecnologia e desafios.

As inscrições para participar das palestras e paineis são gratuitas e podem ser feitas no site do evento (hackfest.com.br) até o dia 14. Quem preferir, também pode fazer as inscrições presenciais, mas será dada prioridade para os que preencheram o formulário de inscrição e chegarem ao local do evento com antecedência.

O Hackfest é um movimento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social.

O evento é apoiado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito, entre outros, sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos.

Além de palestras, oficinas e paineis, o HackFest deste ano contará com uma ‘Virada Legislativa’, conduzida, novamente, por técnicos do ITS-Rio, que voltam a João Pessoa para construir propostas de Projetos de Lei. As inscrições para a Virada Legislativa já foram encerradas.

Também integra a programação uma “Maratona Hacker”, em que são propostos aos participantes desafios que devem ser solucionados por meio de aplicativos ou outras soluções tecnológicas. A maratona tem início na noite de quinta-feira (16) na Estação das Artes e segue até domingo (19), quando serão conhecidas as iniciativas vencedoras da maratona. As vagas para esta modalidade já foram preenchidas.

O HackFest é organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento tem o patrocínio do Banco do Brasil, do Governo Federal e da Energisa.