Heloísa Pires e José Ferreira expõem na Estação Cabo Branco

Por - em 242

Gravuras em metais, pinturas, cerâmicas e desenhos em porcelana de dois conceituados artistas plásticos brasileiros serão expostos em mostras individuais na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nos meses de fevereiro a março. São as exposições de Heloísa Pires, intitulada “Sistema”, e José Ferreira, “Satye no Paraíso”. O vernissage acontece nesta quinta-feira (17), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante. Logo após a abertura da exposição, haverá show acústico no anfiteatro com o cantor e compositor Maciel Melo.

Sistema – O título da exposição de Heloísa Pires se refere, segundo a artista, ao sistema solar, que está em todas as obras. Na exposição, o visitante vai encontrar 60 gravuras em metal, sendo quatro delas em técnica mista com xilogravura e duas em técnica mista com linólio, e ainda uma xilogravura e uma litografia em tamanhos variados. As gravuras foram produzidas no período de 1973 a 2011.

Heloisa Pires Ferreira é natural de Teresópolis (RJ), onde desenvolveu sua carreira artística. Durante mais de 35 anos atuou em duas carreiras paralelas, artista plástica e professora de atividades artística e de gravura. Como artista plástica, exibiu seu trabalho de norte a sul do país, em exposições individuais: Galeria de Arte Candido Mendes no Rio de Janeiro (1982), no Equador (1978), na Galleri Nytorget, na Suécia (2004), e no Rio de Janeiro, na Galeria de Arte IBEU (2006).

Participou de mais de 130 exposições coletivas na Argentina, Paraguai, Equador, Porto Rico, China, França e Itália, além de Salões e Bienais. Recebeu o prêmio de viagem e bolsa de estudos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e, em 1979, o prêmio Fundação Cultural de Curitiba na II Mostra de Gravura Cidade de Curitiba. Ao longo de sua carreira, a artista foi professora de atividades artísticas na Escolinha de Arte do Brasil e no Colégio Andrews, no Rio de Janeiro.

Satye no Paraíso – Na mostra, o artista plástico José Ferreira expõe 50 trabalhos de vários períodos de sua carreira. Entre as diversas formas de expressão, o visitante vai encontrar cerâmicas, pinturas e desenhos em porcelana. “Ferreira é um artista do mundo”, enfatizou o diretor geral da Estação Cabo Branco, Rubens Freire, um admirador da arte do pernambucano “Ferreirinha”, como é mais conhecido.

José Ferreira de Carvalho é um multiculturalista. Aprendeu o ofício desde criança, desenhando e pintando, até o dia que questionou por que não se dedicar com mais afinco à arte. Ingressou na faculdade de Engenharia Civil, mas no terceiro período abandonou para cursar Economia e Administração, mas nunca exerceu a profissão, pois já estava apaixonado pela pintura. Ferreira reside em Recife (PE) desde 1964, onde mantém seu ateliê.

SERVIÇO:
EXPOSIÇÕES:
‘Sistemas’ – Heloisa Pires
‘Satye no Paraíso’ – José Ferreira
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano
Informações: 3214.8303/8270

CONTATO PARA IMPRENSA

JOSÉ FERREIRA
E-mail: ferreiraart@ig.com.br

HELOISA PIRES FERREIRA
Fone: (21) 2224.0157
Email: hpiresferreira@ibest.com.br