Hipertensão é tema da Ciranda da Saúde no Vale das Palmeiras

Por - em 39

Com o intuito de aumentar o vínculo entre comunidade e profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família, a USF de Bela Vista I realizou na tarde desta segunda feira (24) no Condomínio Vale das Palmeiras, uma Ciranda de Saúde especialmente voltada para prevenção e tratamento de hipertensão.

O objetivo das equipes de saúde é estreitar o diálogo com a comunidade levando informação e entretenimento aos usuários. A expectativa é realizar encontros mensais nas micro-regiões atendidas pelas Unidades de Saúde Básica. Cada encontro abordará um tema distinto, escolhido de acordo com a demanda das unidades.
Na ocasião, os participantes puderam tirar suas dúvidas a respeito da prevenção, identificação e tratamento da hipertensão. Estavam presentes um médico, enfermeiras e uma educadora física, além de uma odontóloga que distribuiu kits de higiene bucal com as crianças presentes.

José Agenor da Paz, 59 anos, achou a iniciativa muito importante, pois serve para lembrar os usuários a importância de seguir o tratamento. “Descobri que tinha hipertensão na própria Unidade, agora faço o tratamento e retiro meus remédios mensalmente” disse José Agenor, afirmando ainda que duas vezes por mês recebe a visita de um agente em casa.

A agente comunitária Iana Fernandes vê a iniciativa como uma forma de atrair a comunidade para os serviços de saúde que as unidades dispõem. “Levando a informação ao usuário, fica mais fácil convencê-lo a participar do programa”, afirmou.