Hipertensos e diabéticos de Mangabeira fazem Biodança

Por - em 79

Um grupo de pessoas hipertensas e diabéticas, que são atendidas pela Unidade de Saúde da Família do Coqueiral, localizada no bairro de Mangabeira, teve uma manhã diferente nesta terça-feira (6): fizeram exercícios a partir da Biodança. Uma vez por mês a Secretaria de Saúde do Município, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), promove um momento de atividades com práticas recreativas, com o objetivo de aprimorar a integração dos usuários com o atendimento oferecido pela rede pública de saúde.

A iniciativa da Secretaria de Saúde do Município tem uma razão. Dados do Ministério da Saúde indicam que João Pessoa possui em torno de 40 mil hipertensos e 15 mil diabéticos. Diante desse quadro, a Prefeitura, através das Unidades de Saúde da Família, disponibiliza desde 2005 uma série de políticas de atendimento aos portadores desses agravos.

Além da Biodança, os participantes também puderam aferir a pressão arterial, fazer a medição e glicemia, receber a medicação para controle da diabetes e hipertensão e participar de um café da manhã servido com frutas, sucos e iogurtes naturais. De acordo com o orientador da atividade, Lincoln Valença, a Biodança traz benefícios não só para o corpo. “Essa atividade envolve também a mente, proporciona bem-estar, contato entre as pessoas e é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, independente das suas limitações”, afirmou o orientador que atua como apoiador matricial do Distrito III.

Um exemplo de bem-estar resultante da Biodança pode ser visto em Maria de Fátima, de 58 anos de idade. Ela faz o acompanhamento na Unidade do Coqueiral e participa ativamente das atividades externas. “É muito bom quando a gente se reúne fora e a biodança serve pra se divertir e tirar o stress”, afirmou a dona-de-casa.

Qualquer pessoa com diabetes no município de João Pessoa pode ser atendida nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Os casos mais graves são encaminhados ao Centro de Atenção Integral ao Idoso, localizado no Hospital Santa Isabel, ou ao Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais) de Jaguaribe. A Prefeitura de João Pessoa ainda dispõe de um serviço especializado no tratamento do diabetes infanto-juvenil com endocrinologistas e pediatras que atendem nos Cais de Mangabeira e de Jaguaribe.