História da cidade é revelada em ‘Caderno Temático Patrimonial’

Por - em 35

O Caderno Temático Educação Patrimonial – Orientação ao Professor foi lançado na tarde desta quarta-feira (8) no auditório da Estação abo Branco –Ciência, Cultura e Artes. O material foi produzido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN) e apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião, foi entregue ainda às escolas municipais o material didático que compõe a ‘Caixa do Patrimônio’.

Para Fernando Moura, coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), órgão ligado à Secretaria de Planejamento, o caderno é o resultado de um processo iniciado a algum tempo, que permite que o passado possa ser apresentado ao futuro. “Nossos ancestrais cuidaram da cidade para nós e agora estamos transmitindo o conhecimento. Esse é um trabalho em conjunto e com ele conseguiremos construir consciências. A consciência patrimonial é algo que aprendemos e não esquecemos, e sim repassamos”, comentou.

O superintendente interino do IPHAN na Paraíba, Umbelino Peregrino, ressaltou a importância de se criar parcerias. “Todo o trabalho feito em parceria pelos órgãos ligados ao patrimônio histórico é para a sensibilização da população quanto à importância de preservar os monumentos históricos”, afirmou.

O professor Raimundo Barroso, representante da Universidade Federal da Paraíba, disse que este é mais um passo para discutir as relações entre o presente, o passado e o futuro. “É através de projetos como estes que atribuímos sentido à história, um sentido que muitos não davam importância”, argumentou.

As 94 escolas municipais de João Pessoa receberam o material, além de algumas escolas particulares e bibliotecas públicas. O caderno temático contém textos teóricos, literários e atividades lúdicas. Já a Caixa do Patrimônio, que contém material produzido pela PMJP e IPHAN, como livros, folhetos, filmes, CD’s e jogos, foi entregue as unidades escolares do município.

“Tanto o caderno quanto a Caixa do Patrimônio, representam um grande presente para as escolas, pois é um material sistematizado, ilustrado e bem elaborado. Este é um banco de dados da melhor qualidade”, comentou a professora Tânia Maria Carneiro, representante da Secretaria de Educação.

O Caderno Temático de Educação Patrimonial’ é uma ação desenvolvida pela Casa do Patrimônio de João Pessoa, que é uma parceria entre a Coordenadoria do Patrimônio Cultural e a Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Copac/Seplan/PMJP) com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan/PB). O objetivo desta parceria é a promoção de ações educativas em relação ao patrimônio da cidade.