Hospital de Mangabeira ganha 32 novos leitos e urgência pediátrica

Em 0 296

Os usuários do Complexo Hospitalar de Mangabeira vão passar a contar com uma nova ala de urgência na unidade, a Urgência Pediátrica Rebeca Cristina. O benefício, que será entregue à população na segunda-feira (21) a partir das 8h vai fornecer uma maior tranquilidade às crianças e às mães de usuários no momento de acolhimento. Na oportunidade também serão inaugurados 32 novos leitos de cirurgia eletiva em ortopedia e traumatologia no Anexo dr. Arnaldo Tavares. A iniciativa é uma ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com Thatiany Monteiro Coelho, diretora geral do Complexo Hospitalar, a entrada de urgência irá melhorar significativamente a qualidade no atendimento. “A entrada da urgência das crianças era a mesma utilizada pelos adultos. Com a nova haverá mais tranquilidade para os usuários”, afirmou a diretora.

Para a construção da nova urgência pediátrica e do Anexo dr. Arnaldo Tavares, onde serão situados os 32 novos leitos, foram investidos mais de R$ 2 milhões apenas na aquisição de equipamentos para a construção.  Thatiany ressaltou que os investimentos integram uma ação de melhoria de qualidade no atendimento à população pelo qual o hospital está passando, como ampliação de exames e ampliação de leitos, que passarão de 123 para 153. “Tínhamos um contingente de pessoas que aguardavam nos corredores que agora passarão a ser alojados confortavelmente em leitos”, salienta Thatiany.

A diretora destacou que o hospital melhorou o atendimento em outras áreas além do quantitativo de leitos. “Estamos fazendo mais exames de tomografias. Antes do mês de agosto realizávamos apenas 200 ao mês, mas agora esta média passou para 700”, afirmou, ressaltando que no hospital também são realizados exames de colonoscopia e endoscopia. “Os equipamentos são mais modernos que utilizados em unidades da iniciativa privada”, enfatizou. A diretora lembrou que até agosto de 2011 eram regulados 60 exames de tomografia mensalmente. A partir de setembro este montante passou a ser de 240 exames.

Thatiany lembrou ainda que até o próximo ano será inaugurado um ambulatório especializado em tratamento da dor crônica. “Já oferecemos um serviço a uma parcela da população, mas com a abertura desse novo setor vamos ampliar a cobertura e oferecer um serviço de fisioterapia especializada com piscina térmica, pilates, acupuntura e fisioterapia convencional”, complementa.

O hospital de mangabeira atende a urgências e emergências em clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, realiza cirurgias eletivas em traumatologia e ortopedia e bucomaxilofacial, bem como atende a urgências pediátricas em clínica médica e em traumatologia. Só em traumatologia e ortopedia são realizadas em média 270 cirurgias ao mês.

O Complexo conta também com um Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasme), com oito leitos, responsável pelo ambulatório de tratamento de dor crônica, com serviços de acupuntura, psicologia e fisioterapia na área coberta pelo Distrito Sanitário III.

Além das tomografias realizadas em pacientes internos e em crianças, no hospital podem ser realizados exames de colonoscopia, endoscopia, exames laboratoriais, ultrassonografia e raio-x, através da indicação dos médicos das Unidades de Saúde da Família e da Central de Regulação de João Pessoa.