Hospital Santa Isabel promove comemoração do Dia do enfermeiro

Por - em 87

O Hospital Santa Isabel, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial para comemorar o Dia do enfermeiro. O evento, que tem como tema ‘O cuidado ao usuário’, será realizado nesta quinta-feira (12), das 8 às 18h, no auditório da própria unidade hospitalar, no bairro do Tambiá.

A programação é voltada para enfermeiros e técnicos de enfermagem que exercem suas funções nos Distritos, Unidades de Saúde da Família, Centros de Atendimento Integrado em Saúde (Cais), Unidades Básicas de Saúde e hospitais da rede municipal de João Pessoa.

Os profissionais da saúde irão participar de workshops, palestras e exposição dialogada. Serão debatidos temas como assistência de enfermagem ao paciente em Ventilação Mecânica Não Invasiva (VMI), atualização em feridas e curativos, acolhimento ao paciente no período perioperatório, manuseio de sondas e drenoso,  condutas em acidentes com materiais perfurocortantes, assistência de enfermagem  no serviço de hemoterapia,  assistência de enfermagem aos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus, e práticas da enfermagem em cateterismo vesical e nasogástrico.

A diretora geral do Hospital Santa Isabel, Bárbara Wanderley, destacou a importância da comemoração da data aliada ao aprendizado da categoria. “O período é de reconhecer talentos desta valiosa equipe, como também de reflexão de nossas práticas. Na programação elaborada para homenagear os enfermeiros do Santa Isabel, escolhemos como o tema o cuidado ao usuário, onde se precisa enxergar o usuário na sua integralidade. Desta forma, o paciente reconhece o valor do enfermeiro e do técnico de enfermagem, além da equipe multidisciplinar”, destacou Bárbara.

A organização do evento destinou oito vagas para cada um dos cinco distritos sanitários, sendo quatro para enfermeiros e outras quatro para técnicos de enfermagem. Para os Cais de Mangabeira, Cristo e Jaguaribe, Hospitais Instituto Cândida Vargas, Valentina e Ortotrauma terão duas vagas para cada função. As Unidades Básicas de Saúde de Mandacaru e Praias também terão duas vagas para cada um dos profissionais. Em todo o Brasil a Semana da Enfermagem é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio.