Hospital Santa Isabel promove exposição de ‘Intestino Gigante’ em prevenção ao câncer colorretal

Por Thibério Rodrigues - em 780

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai promover a exposição de um ‘Intestino Gigante’ para alertar a população sobre as consequências do câncer colorretal (ou câncer de intestino). A exposição tem início na quinta-feira (27) e segue até o domingo (30), das 10h às 22h, encerrando a programação do Setembro Verde da Rede Municipal de Saúde, em prevenção ao câncer de intestino. A visita é gratuita e aberta ao público em geral.

Com uma estrutura de 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, o ‘Intestino Gigante’ permite que o visitante tenha uma experiência interativa caminhando no interior de uma instalação que simula o intestino grosso. A circulação do público acontece por meio de um túnel inflável, formando um corredor contínuo da entrada até a saída.

Durante a visita, poderão ser visualizados exemplos das principais doenças que acometem esse órgão, com destaque ao câncer, assim como também serão repassadas informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. As visitas serão monitoradas por médicos residentes do setor de coloproctologia do HMSI.

“Como se trata de uma grande maquete do intestino grosso, o visitante vai conhecer o câncer e os pólipos, que são as lesões pré-cancerígenas. Antes de adentrar na estrutura, o visitante assiste a uma aula sobre o assunto”, explicou Shirlane Frutuoso, coordenadora do Programa de Residência Médica em Coloproctologia da Secretaria Municipal de Saúde.

O Intestino Gigante é uma exposição itinerante que já visitou aproximadamente 60 municípios brasileiros, desde 2004, com finalidade educativa. Em João Pessoa, a exposição é uma parceria da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (ABRAPRECI) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Napoleão Laureano.

Setembro Verde – A campanha Setembro Verde é uma iniciativa da ABRAPRECI com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção do câncer colorretal. Durante todo o mês de setembro, foram realizadas ações informativas e educativas sobre o tema em vários serviços da Rede Municipal de Saúde.