Hospital Santa Isabel realiza ações para alertar sobre o câncer de intestino

Por Ascom/ SMS - em 592

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realiza ao longo do mês de setembro ações de conscientização para alertar a população sobre os perigos e cuidados com o Câncer Colorretal, também chamado de câncer de intestino. As ações integram a campanha nacional do Setembro Verde, e têm inicio neste sábado (1), a partir das 19h, na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Junto ao início da campanha do Setembro Verde, também acontecerá a Aula Inaugural da Residência Médica em Coloproctologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os eventos contarão com a presença da Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a professora Dra Sthela Regadas, que ministrará sobre Rastreamento do Câncer Colorretal.

“É importante que as pessoas saibam que é possível prevenir o câncer de intestino, que é uma questão de saúde pública já que, segundo o INCA, é o segundo câncer frequente em mulheres e o terceiro mais comum em homens se excluídos os cânceres de pele não-melanoma. Com esse objetivo realizamos o Setembro Verde para orientar a população como prevenir esse tipo de câncer”, comenta Shirlane Frutuoso, médica Coloproctologista da rede municipal de saúde e Coordenadora do Programa de Residência Médica em Coloproctologia da SMS.

Setembro Verde – É uma iniciativa da ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino), focada em orientar a população sobre como prevenir o Câncer Colorretal.

Durante todo o mês de setembro, em vários serviços de saúde da capital estarão expostos banners informativos sobre a doença, faixas de alerta sobre como prevenir o Câncer de Intestino, além da distribuição de folders para a população e palestras nas salas de espera das Unidades de Saúde, no HMSI e entidades parceiras.

Na última semana do mês de setembro, João Pessoa receberá a exposição do ‘Intestino Gigante’, uma grande maquete do Intestino Grosso, onde o visitante passeia para conhecer as lesões pré-cancerígenas (os pólipos) e o câncer em si. A exposição será aberta ao público e acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro no Espaço Cultural.