Hospital Santa Isabel vai realizar cirurgia de vasectomia pelo SUS

Por - em 470

O Hospital Santa Isabel vai oferecer, a partir de 30 de dezembro, cirurgias de vasectomia custeadas pelo Sistema Único de Saúde. O procedimento é destinado para homens acima de 25 anos e que tenham pelo menos dois filhos vivos. O serviço integra as ações da Política Nacional de Planejamento Familiar.

De acordo com Barbara Wanderley, diretora do Hospital Santa Isabel, o hospital poderá fazer até 30 cirurgias de vasectomia por mês. “Temos uma equipe multidisciplinar composta por três urologistas, dois enfermeiros, dois assistentes sociais e dois psicólogos, para atender este homem que passará pelo procedimento cirúrgico. No entanto, existe um fluxo, com algumas etapas, que deve ser seguido antes de ser realizada a cirurgia”, informou.

Barbara Wanderley esclareceu que existem quatro etapas antes da cirurgia. A primeira etapa é a participação em uma reunião com abordagem multiprofissional. O urologista explica o procedimento cirúrgico e solicita os exames pré-operatórios; Os enfermeiros esclarecem sobre os métodos contraceptivos (planejamento familiar) e fazem orientações complementares, a equipe de assistentes sociais informa sobre a documentação necessária para realização do procedimento e os psicólogos dão apoio emocional e orientações.

Essas reuniões iniciais serão realizadas mensalmente, toda última quarta-feira de cada mês, sempre no auditório do Santa Isabel, às 8h. Na quarta-feira, dia 30 de dezembro será realizada a primeira das reuniões.

Em um segundo momento, o paciente retorna, para consulta com a Enfermeira, Psicóloga e Assistente Social, com a documentação necessária devidamente preenchida e exames realizados. Depois de tudo conferido, o paciente é encaminhado para o médico urologista e, por ultimo, antes da cirurgia, é realizada uma consulta no ambulatório de cirurgias eletiva do hospital.

Quem pode se submeter à cirurgia – Para ter direito a fazer a cirurgia de vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Santa Isabel, o homem tem que cumprir alguns requisitos. Barbara Wanderley esclarece que podem procurar o hospital homens com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos. “Além disso, temos que observar um prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade de fazer a cirurgia e o ato cirúrgico. Durante este período será propiciado acesso ao serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar”, disse.

Como é feito o procedimento – É importante lembrar que a cirurgia de vasectomia oferecida no Hospital Santa Isabel é ambulatorial, ou seja, logo após a cirurgia, o homem poderá retornar para sua casa, sem necessidade de internação.

“A vasectomia consiste em fazer um pequeno corte ao lado dos testículos e amarrar com um fio o canal por onde os espermatozóides passam. Após 20 ou 30 ejaculações, o nível de espermatozóides zera”, explicou. É necessário esclarecer ainda que a vasectomia não interfere no desempenho sexual do homem.