Hospital Sta Isabel sedia evento sobre DST/AIDS e Coinfecção

Por - em 46

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento e da Seção DST/AIDS, realiza durante toda esta terça-feira (27) o II Seminário sobre DST/AIDS e Coinfecção, que visa discutir a infecção de tuberculose e hepatite nos pacientes portadores do HIV. O seminário acontece no auditório do Hospital Santa Isabel e é destinado aos profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais e maternidades públicas.

De acordo com o coordenador da seção de DST/AIDS de João Pessoa, Roberto Maia, 16% dos tuberculosos que moram na Capital também são portadores do vírus HIV. “É muito importante que os profissionais de saúde possam orientar os doentes de tuberculose e hepatite a realizar o teste HIV”, afirmou Roberto, lembrando que o diagnóstico correto auxilia no tratamento do paciente.

Rosângela Lima é agente de saúde e considera a iniciativa de discutir questões envolvendo o tema AIDS e DST’s bastante válida. “Nessas ocasiões eu aprendo coisas novas e posso repassar meu conhecimento a outras pessoas. Só assim conseguimos acabar com o nosso próprio preconceito em relação aos doentes”, frisou a agente.

Roberto Maia lembrou ainda que a seção de DST/AIDS e o CTA já preparam a programação para o Dia Mundial de Combate à AIDS, que será realizado em 1º de dezembro. “Entre 2005 e 2008, dos 148 novos casos registrados, 56 eram de donas de casa” afirmou o gerente, informando que a campanha desse ano será direcionada às mulheres na faixa etária entre 30 e 60 anos.