Hospital Universitário vai realizar cirurgias cardíacas em novembro

Por - em 37

A partir do mês de novembro, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) passará a realizar cirurgias cardíacas de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O procedimento ficou acordado após uma reunião na tarde desta quinta-feira (23), no Centro Administrativo Municipal com a participação do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), do reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, do diretor do HU, João Flávio Paiva, e da secretária de Saúde, Roseana Meira.

De acordo com o diretor do HU, o hospital já adquiriu os equipamentos necessários para a realização das cirurgias infantis e adultas, entre eles um eletrocardiograma com doppler, outra para teste ergométrico e um aparelho de hemodinâmica.

“Na próxima segunda-feira já começaremos os trabalhos de montagem do maquinário da hemodinâmica. O prazo para que os técnicos entreguem tudo instalado e testado é de 60 dias. Paralelamente a essa fase, vamos comprar os instrumentos que os médicos precisam para fazer as cirurgias. Com toda estrutura montada, o próximo passo será o credenciamento do hospital por parte do Ministério da Saúde”, garantiu o diretor.

Na reunião também ficou acertado o início para a realização de cirurgias de redução de estômago (bariátricas) para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O reitor da Universidade Federal se comprometeu, no prazo de 45 dias, a começar a atender pacientes que necessitem de intervenções dessa patologia.

“O que falta é apenas uma pequena reforma física na ala que será destinada para esses pacientes e a aquisição de alguns equipamentos, como camas, macas, entre outros, que precisam atender algumas exigências especiais, como por exemplo suportar um peso de mais de 300 quilos”, especificou João Flávio.