Hotel Globo irá acolher mulheres do João Pessoa Artesã a partir deste mês

Por Faby Falcão - em 379

O centro histórico da capital será o celeiro para a produção do artesanato local. Devido a uma parceria firmada entre a Secretaria Pública para as Mulheres (SPPM) e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural (COPAC), o Hotel Globo irá acolher três grupos de artesãs do Programa João Pessoa Artesã (JPA).

Estes grupos irão utilizar o espaço para realizar reuniões, capacitação e planejamento de iniciativas. Os encontros serão semanais, onde cada grupo terá o seu dia específico para ocupar o local.

As artesãs irão passar por um workshop este mês para aprimoramento das técnicas e terão acesso aos materiais mais atuais no mercado. Estas mulheres são multiplicadoras de conteúdo, pois repassam tudo o que aprenderam para as moradoras da comunidade que residem.

Os cursos realizados através do João Pessoa Artesã empoderam as mulheres, tornando-as donas do próprio negócio. “Graças aos cursos eu me senti valorizada. Aprendi muitas técnicas e agora posso ensinar essa arte a  outras pessoas. Nós somos mulheres artesãs ensinando outras mulheres a terem a sua própria renda”, disse Rosa Roberta, uma das artesãs do JPA.

JPA – O João Pessoa Artesã busca resgatar a identidade social, fomentar a economia sustentável, capacitar e incluir socialmente artesãs que vivem em comunidades carentes. O programa tem como coordenadora a primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo.