Hotel Globo recebe masterclasses de violoncelo e violino gratuitas

Por Adriana Crisanto - em 314

Os violoncelistas Eduardo Vassallo (Argentina), Stanimir Todorov (Bulgária) e a violonista Júlia Dinerchtein (Bielorússia) ministraram nesta terça-feira (26), no Hotel Globo e Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico, masterclasses de violoncelo e violino.

O masterclass, que é uma expressão inglesa, que se refere a uma aula especial com um músico de notório conhecimento musical, foi gratuita nesta manhã para músicos (estudantes, profissionais e ouvintes) inscritos no 7º Festival Internacional de Música Clássica, que teve abertura oficial no último domingo (24), no adro da igreja do Mosteiro de São Francisco. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O estudante de música violoncelista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), Jório Machado, disse que a música muda muito de país para país e músicos têm visões diferentes, às vezes, da mesma coisa. “Este Festival é muito esperado todos anos por nós, pois traz muito conhecimento e troca, que são muito importantes para nosso crescimento pessoal e profissional”, contou Jório Machado, que estuda violoncelo há quatro anos.

“Música é também um jeito de corpo. É uma linguagem corporal, uma postura que contribui para a forma como se captura cada nota”, comentou Jório Machado que assistiu ao masterclass com o violoncelista Stanimir Todorov da Bulgária.

A professora Julia Dinerchtein, que estudou violino na Escola de Música em Minsk, Bielorrússia, e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Elizabetha Gilels e Andrei Korsakov, em entrevista rápida entre a troca de um aluno e outro, comentou que parece fantástico ver tanta gente interessada em música clássica.

“O Festival está fantasticamente organizado e percebi tanta resposta positiva dos alunos”, contou Júlia, que se apresenta pela primeira em João Pessoa e o Brasil. “Este foi verdadeiramente o primeiro país que conheci depois da Rússia”, enfatizou Julia Dinerchtein, que também é professora de viola do Conservatório de Roterdam, Maastricht Conservatório, Artez Conservatório (Arnhem/Zwolle) Musicalmente Talent Academy (Utrecht) e violino / viola Hellendaal Music Institute, em Roterdam. Todo verão ministra master classes na Itália e outros países europeus, como também na China, Colômbia, Espanha e EUA.

Toda a programação do 7º Festival Internacional de Música Clássica, bem como os Masterclasses podem ser conferidos no site do evento no link: https://bit.ly/2XCbhdg