I Caminhada de prevenção ao bullying será realizada no bairro da Torre

Por - em 37

‘Projeto Bullying: Brincadeiras que ferem’. Este é o tema central da ‘I caminhada de prevenção ao bullying’, que será realizada na tarde desta sexta-feira (23). A concentração será a partir das 15h, em frente à Escola Municipal Cônego Mathias Freire, situada na Rua geminiano da Franca, nº 654, na Torre.

A ação é promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de educação e Cultura (Sedec). “O objetivo é combater e diminuir a prática do bullying em suas diversas formas, para isso contamos com o apoio de voluntários, pais, professores e alunos”, ressalta a Secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá.

A caminhada sairá da escola e percorrerá as principais vias do bairro. A diretora da escola, Maria Vangnê explica que o projeto começou a ser trabalhado na instituição de ensino desde 2009, a partir da observação do comportamento agressivo das crianças e dos adolescentes em sala de aula e no recreio.

“Os alunos praticavam bullying, mas achavam isso normal, até porque eram confundidos com brincadeiras de mau gosto. Verificamos a partir daí, a necessidade da unidade escolar trabalhar a prática através de ações que eliminassem essa forma de violência e a falta de respeito em nosso ambiente escolar”, afirmou a diretora.

Bullying – Termo da língua inglesa (bully = valentão) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos. Estas causam dor e angústia e tem o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.