I Corrida da Saúde reúne 500 pessoas na orla da Capital no domingo

Por - em 24

Despertar a prática esportiva na população. Esse foi o principal objetivo da “I Corrida da Saúde, promovendo qualidade de vida” realizada neste domingo (15), encerrando a programação de ações da semana em comemoração aos dias Mundial da Saúde (7) e da Promoção da Qualidade de Vida (11). A corrida teve como ponto de partida o Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco, e dois percursos de 1 km e 5 km. A realização foi da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Funjope, Secretaria Municipal de Esportes e Exército Brasileiro.

Na primeira edição da Corrida da Saúde foram entregues a todos os 500 participantes inscritos uma camisa e um kit com uma barra de cereal e “squish”. Seis participantes, os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino nos percursos de 1 e 5 km, bem como os participantes mais idosos, foram premiados com troféus e brindes.

Pedro Caldas, de 64 anos, atleta com mais idade a participar da Corrida, destacou a importância da prática esportiva para a população e ressaltou o incentivo dado pela SMS. “Iniciativas como estas devem ser estimuladas e reconhecidas. Praticar esporte, seja correr, andar de bicicleta ou caminhar, é importante para as pessoas em qualquer idade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, enfatizou que a grande quantidade de participantes na corrida é uma demonstração que a prática tem começado a se estabelecer na população da Capital. “Essa é a nossa primeira corrida e estou muito feliz por ver tantas pessoas engajadas na prática de uma corrida. O pessoense tem praticado mais atividade física e são ações como estas que demonstram o efeito positivo de iniciativas como o Projeto João Pessoa Vida Saudável, que é realizado em praças por toda a cidade”, declarou Roseana.

Antes da largada, foi realizado com os participantes um alongamento coletivo promovido pelos educadores físicos que integram o projeto João Pessoa Vida Saudável. Uma equipe de educadores físicos também esteve no local para dar suporte aos corredores, que aproveitaram uma apresentação musical com um DJ após o término da corrida, além de receberem orientação dos profissionais de saúde que estiveram no local distribuindo material informativo.

Ações da semana – A PMJP realizou a Semana da Prevenção de Câncer de Próstata e a Semana da Saúde e Qualidade de Vida de 9 a 15 de abril, com promoção de serviços de saúde sendo oferecidos em diversas escolas da rede municipal de Saúde e nos Distritos Sanitários da Capital.

“Pensando em levar aos trabalhadores da saúde e população uma alternativa de lazer, a SMS programou durante essa semana várias ações nos serviços, tendo como encerramento da semana essa Corrida. Saúde é bem mais amplo que o não estar doente, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais”, enfatizou Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.

Fatores de Risco – João Pessoa, de acordo com os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, teve o número de praticantes de atividades físicas no tempo livre elevado de 17,2% em 2010 para 30% em 2011, com a quantidade de obesos tendo caído de 16,3% para 14,2% no mesmo período.

“Entendemos que estamos trabalhando em uma consolidação de hábitos saudáveis e que a promoção à atividade física e alimentação saudável são dois fatores primordiais para proporcionar ao cidadão melhor qualidade de vida”, explicou a diretora Talita Tavares.