I Fashiontec realizado pela PMJP divulga ganhadores nesta segunda-feira

Por - em 56

Serão conhecidos na próxima segunda-feira (5) os três vencedores do 1° concurso de moda do Estado, o I Fashiontec – Concurso para Novos Estilistas da Paraíba, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Estação da Moda. A entrega da premiação será às 16h30, na própria sede da Estação da Moda, no bairro do Varadouro, em frente à Estação Ferroviária. Oito candidatos foram selecionados para concorrer à etapa final do concurso.

Uma exposição dos trabalhos dos alunos concluintes do Curso de Produção de Moda da Funetec marca o início da solenidade de premiação. “Vamos ter a abertura dessa exposição com um coquetel e depois a entrega da premiação do primeiro, segundo e terceiro colocados aos estilistas vencedores do concurso. Os trabalhos surpreenderam pelo design e qualidade elevada nas peças criadas pelos concorrentes,” afirmou Romero Sousa, diretor da Estação da Moda.

Um dos nomes que fez parte da comissão julgadora do concurso foi o estilista, criador e professor paulista Jun Nakao. Segundo ele, é muito importante o apoio da PMJP aos profissionais que trabalham no mercado da moda na Paraíba. “A prefeitura olhar dessa forma carinhosa e cuidadosa demonstra uma maturidade na parte cultural da administração pública. A moda além de ser uma manifestação cultural é também uma manifestação econômica. O segmento de moda é o segmento que mais emprega nesse país depois da construção civil,” afirmou.

De acordo com o jurado, toda iniciativa quando é bem estruturada gera frutos. “Temos que ter uma continuidade depois desse evento. As ideias dos trabalhos são muito boas, mas eu percebo que ainda existe uma distância entre o pensamento e a materialização. É necessário investir em capacitação técnica. Estes novos estilistas têm que por a mão na massa e ralar depois que terminar o concurso para se destacar no mercado de trabalho. O Brasil é o país que mais tem escolas de moda no mundo,” comentou.

Além de Jun Nakao, a comissão julgadora do I Fashiontec é formada pelo diretor da Estação da Moda e estilista Romero Sousa; o produtor Pantera Costa; a professora e jornalista Margarete Almeida e o artista plástico José Rufino. O evento pioneiro no Estado é uma realização da Estação da Moda, através da PMJP, com o objetivo de dar visibilidade aos novos estilistas da Paraíba. Também apóiam o concurso o Sebrae, Funetec, Senai e Aivest.

Premiação – O primeiro colocado no concurso vai ganhar uma coleção completa (composta por 30 looks) produzida nas instalações da Estação da Moda, que ficará responsável pelo material, equipamentos e equipe técnica para produção e execução das peças. O vencedor também vai ter a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Senai/Cetiqt no Rio de Janeiro (RJ), com direito a passagem e hospedagem, em data ainda a ser confirmada. Os segundo e terceiro colocados vão ganhar a divulgação da coleção em telão no local do evento, além de um notebook e um netbook, respectivamente.