I Forum paraibano de TV pública tem participação da PMJP

Por - em 19

Com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), teve inicio terça-feira (13) o I Fórum Paraibano de TVs Públicas na era digital. O evento, que é organizado pelo Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), acontece no auditório da reitoria, no campus I, na capital, e será encerrado nesta quarta-feira (14).

Durante dois dias, o Fórum vai reunir pesquisadores, jornalistas, estudantes de Comunicação, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, universidades e a sociedade civil para discutir temas como o controle social da mídia, além de estimular o debate sobre a gestão da comunicação pública, transição do sistema de transmissão analógico para o digital, a criação de novos marcos regulatórios, a diversificação das fontes de financiamento das emissoras e ainda proporcionar aos participantes mais conhecimentos sobre o sistema digital de televisão.

O diretor executivo da TV Cidade João Pessoa, Gilson Renato, destacou a participação da Prefeitura no evento. “A importância de participar e contribuir com uma discussão como essa é que sabemos o potencial dos meios eletrônicos, principalmente da TV, no fomento da cidadania, democracia e todos os vetores que são importantes na luta por uma sociedade melhor”, disse.

Stand – A Prefeitura de João Pessoa montou um stand no hall de entrada da reitoria para a exibição de documentários, cobertura de shows e de entrevistas produzidas pela TV Cidade João Pessoa. “Aqui podem ser vistos documentários sobre Jackson do Pandeiro, Otacílio Batista, o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto, que é bastante educativo, além de shows como o da Orquestra de Câmara e Quinteto da Paraíba, entre outros”, disse Rosa Duarte, coordenadora de Jornalismo da TV Cidade de João Pessoa.

Programação – Após a solenidade de abertura, que contou com uma apresentação do Quarteto de Trombones da Paraíba, foi realizada a Conferência “EBC e a Formação da Rede Pública de Televisão”, com José Roberto Barbosa Garcez, diretor de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Às 14h, o professor Guido Lemos, coordenador do Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital – Lavid/UFPB , fala sobre a “Interatividade na TV Digital Pública”.

Às 16h acontece um palestra com o tema “Regulamentação, financiamento e propaganda nas TVs Públicas”, com Luís Henrique Martins dos Anjos, Diretor Jurídico da EBC.
No segundo dia do evento, às 8h, está programada uma mesa-redonda sobre a “Produção audiovisual da PB”. Às 9h, começa a mesa-redonda sobre “Programação Regional e Integração de Conteúdos”. À tarde, por volta das 16h, acontece mesa-redonda sobre “Controle Social da Mídia” Todos os dias, às 15h45, no hall da Reitoria, acontece o ”Intervalo com Café Digital”.