‘I Mostra de Saúde da Família’ discute os novos desafios da Atenção Básica

Por - em 42

Cerca de 800 pessoas estão participando diariamente da ‘I Mostra de Saúde da Família’, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que acontece até esta sexta-feira (2) no Tropical Hotel Tambaú. O evento tem o objetivo de debater temas sobre a promoção à saúde, participação popular, vigilância em saúde e práticas integrativas e complementares.

Um dos destaques desta quinta-feira (1°) foi o debate sobre os novos desafios da Atenção Básica, com a participação de Heider Pinto, Diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e da secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira.

Além do debate, foram avaliadas as redes de saúde, a clínica ampliada, a integralidade, a assistência farmacêutica e o plano de enfrentamento ao crack e outras drogas. “A partir desses temas vamos poder repensar as práticas de saúde e resignificar a relação dos vínculos entre trabalhadores e usuário. No período da tarde foram apresentadas às experiências de sucesso sobre os 11 anos da implantação da atual rede de atenção à saúde”, destacou Tâmara Guedes, diretora de Atenção à saúde da SMS.

O evento reúne cerca de 50 palestrantes convidados de diversas entidades, com o intuito de discutir 142 trabalhos inscritos. As palestras acontecem das 8 ás 18h. O encontro, que foi aberto na noite desta quarta-feira (31), comemora os 11 anos de implantação da Estratégia Saúde da Família e tem como público alvo trabalhadores da rede SUS João Pessoa, alunos e professores das instituições de ensino que integram a Rede Escola, além de convidados.

Os palestrantes são da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), da Faculdade de Ciências Médicas, do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip) e da Escola de Enfermagem Materdei. O encontro tem o apoio dos Técnicos da Diretoria de Atenção a Saúde, Distritos Sanitários, Apoio Matricial e Universidade Federal da Paraíba.

Paralelo a ‘I Mostra de Saúde da Família’, a SMS promove também o II Encontro da Rede Escola, com o intuito de reunir os atores envolvidos na construção dessa rede. Os dois eventos reforçam a necessidade de criar momentos interinstitucionais de debate sobre políticas públicas de saúde, Sistema Único de Saúde, formação de profissionais para o SUS e integração de ensino, serviço e comunidade.

Atribuições – A Estratégia de Saúde da Família tem a potencialidade de organizar a atenção básica à saúde sob a ótica da aproximação dos serviços com a realidade social na qual estão inseridos os seus usuários. A I Mostra é realizada em cumprimento à meta de promover espaços de troca de experiências na atenção básica contemplando a qualificação dos processos de cuidado, de gestão, de promoção da saúde, de mecanismos de participação popular e controle social.