I Seminário de Juventude de João Pessoa começa nesta quinta-feira

Por - em 14

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) dará início nesta quinta-feira (8) ao I Seminário Municipal de Juventude. O evento, que acontece no auditório do Hotel Netuanah no Cabo Branco, se estenderá até sábado (10) e tem como objetivo discutir e apresentar o panorama da construção do Conselho Municipal de Juventude e o papel da prefeitura nessa construção.

O seminário irá abordar ainda o Conselho Nacional de Juventude com destaque para a formação juvenil. Segundo a coordenadora de Juventude da Sejer, Joana D’Arc, o encontro também busca criar mecanismos para fortalecer as políticas de juventude na cidade. “Esse momento de discussão será importante para a consolidação das políticas de juventude em nosso município. O evento é aberto para todos os profissionais envolvidos nessa temática, além de educadores dos ProJovens Urbano, Adolescente e Trabalhador, Centros de Referência da Juventude e a Secretaria de Ciência e Tecnologia”, esclareceu.

O Instituto de Juventude de Pernambuco irá mediar o debate. Para os interessados em participar, as inscrições são gratuitas e estão sendo feitas no Hotel Netuanah. O evento terá início sempre às 8h e se encerrará às 17h.

Conselho Nacional de Juventude – Criado em 2005, tem as atribuições de formular e propor diretrizes da ação governamental voltada à promoção de políticas públicas para a juventude, fomentar estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil e fazer o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
O Conselho é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil. Ao todo, são 60 membros, sendo 20 do Governo Federal e 40 da sociedade civil.

A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que possuem programas voltados para juventude, a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados, o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude, e representantes das associações de prefeitos.