ICV oferece acompanhamento fisioterápico e psicológico para mães no pré e pós-parto

Por - em 112

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através grupo de fisioterapia e psicologia para gestantes do Instituto Cândida Vargas (ICV), desenvolve atividades para orientar as gestantes sobre postura, pré e pós-parto, além de oferecer acompanhamento psicológico, passando mais confiança às grávidas.

O trabalho com o grupo de grávidas é feito pelas fisioterapeutas Bruna Farias e Iara Lucena, que é coordenadora do Serviço de Fisioterapia do ICV. Já a parte de psicologia é desenvolvida por Telma Santos e Josenilda Soares de Carvalho, coordenadora. “A fisioterapia atua na preparação da estrutura física da mulher para um parto normal. Acompanhamos desde a gestação até o parto, com alongamentos, fortalecimentos específicos, trabalho de fisioterapia respiratória”, detalhou Iara Lucena.

O trabalho é realizado de forma integrada na preparação das mães para toda a gestação e as atividades do grupo são para todas as gestantes, não apenas as que estão em gravidez de risco ou as que terão um parto normal. O ideal é que elas participem a partir do terceiro trimestre, pois são informadas sobre nutrição, planejamento familiar, sexualidade na gestação e aleitamento materno, tudo com a realização de palestras, que ocorrem após a fisioterapia e a sessão de psicologia em grupo. No grupo, as gestantes também têm a oportunidade de aprender e praticar com bonecos os cuidados com o recém-nascido.

“O que notamos é que essas mulheres que são acompanhadas têm uma gestação mais saudável, têm uma percepção do processo gestacional muito mais voltado para cuidar da própria saúde e da saúde do filho. Quando essas gestantes evoluem para um parto normal, o procedimento é mais rápido, com menos ansiedade, dor e medo”, avaliou Iara Lucena.

Compartilhando experiências –      No sétimo mês de gravidez do primeiro filho, Alzilene Gomes Neiva, 33 anos, disse que procurou o grupo para ter orientações sobre a gestação e como cuidar do bebê. “Já tem um mês que estou no grupo e estou gostando muito. Na parte da psicologia converso muito com a psicologia e ela tem me ajudado muito”, revelou.

Mesmo após o parto, as mães retornam ao grupo para compartilhar experiências com as demais. Gilberta Karla de Melo, 28 anos, é mãe de um bebê de seis meses e participou do grupo de fisioterapia e psicologia do ICV. Sempre que pode ou vem fazer o acompanhamento pediátrico do filho, ela faz uma visita à equipe. “Sempre passo aqui para mostrar o desenvolvimento da criança, que tem seis meses, e servir de exemplo para quem está no grupo hoje”, afirmou.

Mãe de ‘primeira viagem’, Gilberta Karla conta que antes do nascimento do pequeno José Samuel teve dois abortos e tinha muito medo. “Como aqui tem psicóloga conversamos muito e isso me ajudou. Fiz também fisioterapia e exercícios para distrair a mente. Recebi muitas orientações para ter uma gravidez saudável”, contou.

A participação das atividades de fisioterapia e psicologia no Instituto Cândida Vargas é gratuita. As reuniões acontecem às quartas-feiras, das 8h às 10h, no ICV