Idosos atendidos pela Prefeitura se apresentam na Estação nesta sexta

Por - em 51

Oito grupos do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), irão se apresentar com corais, danças natalinas e folclóricas, nesta sexta-feira, 16, das 13 às 17 horas, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As apresentações condensam as atividades culturais desenvolvidas desde janeiro e encerram o calendário temático do ano 2011. O Papi é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As atividades serão iniciadas com apresentações natalinas do Coral Arco Íris, do bairro de Mangabeira e o grupo Alegria de Viver, do Costa e Silva. O grupo do conjunto Nova Esperança do Valentina de Figueiredo apresentará o Canto de Natal, sob a coordenação de Margarida e Dian, seguido do Boi de Lágrimas, pelos grupos de Idosos do Instituto de Previdência do Município (IPM) e Clube da Pessoa Idosa.

O grupo do Centro de Atenção Integral e Saúde do Idoso (Caísse) fará recital de poesias, seguido da dança cigana, pelo grupo do Altiplano, sob a coordenação de Francisca Barros, em seguida haverá a dança do pisa o milho, penera o xerém, com o grupo Colibris, do José Américo, coordenado por Raimundo Silva.

A programação se encerrará com o auto de Natal com fitas, apresentado pelo grupo Arco Íris, coordenador por Bernadete e Rosilene. Durante os intervalos entre a apresentação de um e outro grupo, os idosos farão recital de literatura de cordel, contação de histórias e piadas.

A coordenadora do Papi, Nilsonete Gonçalves Lucena Ferreira, lembra que essa apresentação cultural ao público é muito importante para a auto-estima e o resgate da cidadania da pessoa idosa. “Ao tempo em que estamos estimulando a apresentação da sua vivência diária nos grupos, estamos motivando-os para que permaneçam no programa, onde iremos acrescentar e inovar as apresentações e outras atividades no próximo ano”, destacou.

Ela aproveitou para anunciar que no dia 16 de janeiro próximo, a Prefeitura, em parceria com a Sedes, irá recebê-los de volta do recesso natalino, com um grande aulão de atividades físicas no Busto de Tamandaré. Atualmente a Prefeitura trabalha com 53 grupos de idosos, reunindo cerca de três mil pessoas participantes de grupos. Também atende muitas pessoas idosas que não são cadastradas, mas se fazem presentes no calendário temático.

Confraternização – Na próxima terça-feira, dia 20, será realizada a confraternização natalina dos idosos e idosas do programa, com uma tarde dançante, no horário das 14 às 16h30, no Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano. A festa será animada pelo Trio de Forró do Serviço Social do Comércio – SESC.