Idosos da Capital conhecem belezas naturais das praias do Litoral Sul

Por - em 39

A beleza das praias do Litoral Sul paraibano serviu de cenário para um passeio realizado na semana passada por idosos que participam do Centro de Convivência do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM). Os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de conhecer as praias de Jacumã, Carapibus, Coqueirinho e Tambata.

Durante o tour turístico, os idosos também ficaram sabendo um pouco mais sobre a história de cada praia e até descobriram que algumas delas são temas de lendas locais. Informações essas que foram repassadas pela guia do Ministério de Turismo, Simone de Andrade, que ficou surpresa com a disposição da turma da terceira idade. “Apesar de eu estar acostumada com este tipo de passeio, assim como eles, eu também vivi uma manhã diferente. Fiquei impressionada com a animação deles, foi tudo uma grande diversão. Posso ter até ter ensinado algo, mas com certeza, aprendi muito com eles. Foi uma troca de experiências”, considerou Simone de Andrade.

Segundo o coordenador do Centro de Convivência do IPM, João Carlos Leão, a proposta do passeio foi oferecer aos idosos uma alternativa de lazer, principalmente para os idosos que mesmo morando na Capital, ainda não conheciam alguns pontos turísticos do Estado. “A nossa intenção foi fazer com que eles saíssem da rotina fazendo um programa bem diferente”, completou João Leão, que adiantou que outro passeio já está programado para os integrantes da Banda Alvorada da Melhor Idade, do IPM, no próximo dia 30 deste mês.

Para Dona Zulmira de Andrade, 68 anos, o momento que promete nunca mais sair de sua mente é a vista da Praia de Coqueirinho. “Vi tanta coisa linda hoje que fica até difícil dizer de qual mais gostei. Mas com certeza poder olhar pro mar do jeito que vi é uma experiência que vou guardar para sempre”, contou.

Integrante do coral do IPM, Maria Barbosa, 69 anos diz que ao aceitar o convite de participar das atividades do Centro de Convivência do IPM foi a melhor decisão que tomou em toda sua vida. “A equipe nos trata tão bem que eu me sinto como uma criança. Na minha opinião, a viagem foi muito divertida e o que mais gostei foi ver o rio desaguando no mar na praia de Barra de Gramame”, observou a ex-professora da rede municipal de ensino de João Pessoa.

“O trabalho do IPM é muito importante na minha vida, pois foi aqui que eu aprendi a viver. Eles me deram a chance de me sentir jovem, mesmo que eu só tenha descoberto isso aos 69 anos”, finalizou.