Idosos participam de caminhada e fazem alerta sobre Hipertensão

Por - em 18

Estimular a prática de exercício como forma de prevenir e tratar a hipertensão. Com esse objetivo, os idosos do Centro de Atenção à Saúde do Idoso (Caisi), em Tambiá, realizaram na manhã desta terça-feira (27) uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. As atividades foram realizadas na Praça da Independência a partir das 8h, com a presença dos idosos que já participam das ações do Caisi.

No início da programação, o educador físico Jaime Coelho reuniu o público para um alongamento antes da caminhada. “O alongamento é necessário para ‘acordar’ os músculos, aumentar a flexibilidade e evitar o risco de contusões, mais comuns em idosos” explicou Jaime enquanto desenvolvia os exercícios. Após o alongamento, os idosos começaram a caminhada no entorno da Praça da Independência e foram recepcionados no Caisi com um café da manhã regado a frutas e sucos naturais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial atinge atualmente 30% dos brasileiros e mais de 50% das pessoas na terceira idade. Uma alimentação saudável, aliada a prática de exercícios e um acompanhamento médico regular reduz o risco de desenvolver a hipertensão.

Com o slogam “Eu sou 12 por 8”, que faz menção à pressão ideal de um adulto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada. Finalizando a semana de atividades, na quinta-feira (29), a partir das 8h, o Ponto de Cem Réis recebe as equipes da SMS que, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, irão realizar diversas ações como verificação de pressão, orientação nutricional e distribuição de material informativo.