Idosos participam de caminhada na orla da Capital, nesta sexta

Por - em 57

Os integrantes de 46 grupos de convivência atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), participam nesta sexta-feira (25) da 5ª ‘Caminhada Vida Ativa’, a partir das 6h, com concentração no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco. O evento marca abertura da Semana do Idoso, estabelecida pela Lei Municipal nº 11.676, de 30 de abril de 2009.

A caminhada sairá do Busto de Tamandaré em direção à avenida Cabo Branco com destino ao BNB, próximo ao Sesc-Praia. O objetivo da caminhada, segundo a coordenadora do Papi, Nilsonete Gonçalves Lucena Ferreira, é incentivar a prática de atividades físicas pelas pessoas idosas.

Após a chegada será servido um café da manhã. Durante o evento profissionais da área de saúde vão aferir a pressão arterial dos caminhantes. “Toda pessoa idosa está convidada a participar da caminhada. No evento também será oferecido orientação para a prática de exercícios, relaxamento e alongamento”, disse Nilsonete Gonçalves. No período da tarde, a partir das 15 horas, vai ocorrer uma seresta no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, com o grupo Luar do Sertão para todos os idosos.

Durante a Semana do Idoso, de 25 de setembro a 1º de outubro (Dia Mundial do Idoso), também será comemorado os dois anos do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que fica localizado na Praça Caldas Brandão, s/n, Tambiá. No local há toda uma estrutura direcionada especialmente à saúde do idoso, com especialistas em diversas áreas médicas, incluindo atendimento à saúde bucal e acompanhamento por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Entretanto, as comemorações à data acontecem de 29 a 1º de outubro. Neste período, a Prefeitura vai realizar no Caisi uma programação com várias atividades, entre elas palestras e atrações culturais, durante a manhã e tarde.

Atendimento – Atualmente cerca de 2mil idosos são atendidos pela Sedes, através do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi). O programa atende qualquer pessoa a partir dos 60 anos, independente de condição sócio-econômica ou gênero. No Papi os idosos praticam atividades físicas, recebem acompanhamento psicológico e social, tiram dúvidas e têm orientação sobre seus direitos.
O Papi ainda atende e acompanha casos de idosos vítimas de maus-tratos ou em situação de abandono, em parceria com o Ministério Público, através da Procuradoria do Cidadão.