Idosos participam de festa de Natal com atrações culturais

Por - em 22

A semana para os idosos que participam de grupos de convivência da Prefeitura Municipal de João Pessoa começou em clima natalino. Nesta segunda-feira (20), centenas de idosos prestigiaram o encerramento do calendário temático do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizado na área externa do Sesc Centro, localizado na rua Desembargador Souto Maior. O momento de confraternização foi marcado pela presença dos idosos tanto no público, quanto no palco, já que todas as apresentações de música, teatro e dança foram encenadas por artistas da ‘melhor idade’.

A programação teve início com a performance de corais, que interpretaram canções natalinas. Logo depois, o público assistiu ao pastoril encenado pelo Grupo Arco Íris. Em seguida, foi a vez do Grupo do Costa e Silva apresentar uma coreografia de dança de salão. O público presente no Sesc Centro também pôde conferir a apresentação do espetáculo ‘Nossas Senhoras’, do grupo Arco Íris, que misturou música e teatro na encenação da chegada do Menino Jesus.

Os anfitriões ainda participaram da festa com o grupo de idosos do Sesc ‘Dinâmico Cultural’, que subiu ao palco para interpretar a apresentação teatral ‘Papai Noel e os duendes’, levando um pouco da magia desta época e fazendo alusão à tradicional chegada do bom velhinho, um dos símbolos natalinos.

Apesar da experiência, dona Ivete Rodrigues, que interpretou uma das duendes, afirmou nunca ter visto uma festa natalina tão emocionante. Foi tudo lindo, principalmente pela oportunidade de estarmos todos reunidos para comemorar uma data tão especial como é o Natal. Além disso, pudemos mostrar o trabalho que ensaiamos durante todo o ano, completou.

Rosália Ferreira, 71 anos, que participa do Grupo de Convivência Casa Brasil, no bairro Costa e Silva, estava encantada com a performance dos colegas. Esta foi a melhor maneira de comemorarmos o Natal da terceira idade, espero que sirva de estímulo para quem ainda não participa de algum grupo de convivência oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, finalizou. O Natal do Programa de Atenção à Pessoa Idosa, da Sedes foi encerrado com um lanche e apresentação do Trio de Forró do Sesc Centro.

O programa – Cerca de 2 mil idosos são atendidos pela Sedes, através do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (Papi). Qualquer pessoa a partir dos 60 anos, que se encontra em situação de risco social ou interessada em participar de grupos de convivência, pode participar do Programa, que centraliza suas perspectivas no respeito e no resgate da memória da cidadania e do bem estar social do idoso, como sujeito de direitos, buscando a melhoria na qualidade de vida.

No Papi, os idosos praticam atividades físicas, recebem acompanhamento psicológico e social, tiram dúvidas e têm orientação sobre seus direitos. O Programa ainda atende e acompanha casos de idosos vítimas de maus-tratos ou em situação de abandono, em parceria com o Ministério Público, através da Promotoria do Cidadão. As atividades dos grupos retornam no dia 1° de fevereiro.