Idosos têm aula de informática e se conectam ao mundo virtual

Por - em 55

A experiência adquirida ao longo da vida colabora muito para o aprendizado dos alunos da Estação Digital, localizada no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. No Telecentro disponibilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), os alunos dispõem de aulas de noção em informática e utilizam os computadores para se conectarem a internet e se aproximar das novidades do mundo digital.

Criada no ano de 2009, a Estação Digital do Clube da Pessoa Idosa disponibiliza 20 computadores gratuitamente nos turnos da manhã e tarde. Segundo o instrutor da Estação Digital, João Júnior, os 40 alunos inscritos possuem muita vontade de aprender. “Eles passaram muitos anos da vida preenchendo o tempo com outras atividades e hoje sentem a necessidade de acompanhar os netos e os filhos no mundo da informática. Eles são bem dedicados”, salientou.

De acordo com o instrutor, o envolvimento é completo, onde a grande maioria dos idosos tem o primeiro contato com um computador e parte deles aprimora os conhecimentos e conquista instrumentos para melhorar na profissão. No processo ensino e aprendizagem, segundo João Júnior, “a paciência é preponderante e a troca de experiências é inevitável. Tenho aprendido muito com eles e a satisfação é completa”, destacou.

Para o coordenador pedagógico do projeto Estação Digital, Pierre Dornelas, o nível de aprendizado é elevado. “No curso de informática do Clube da Pessoa Idosa temos 40 idosos que assistem às aulas a cada seis meses. A Prefeitura ainda disponibiliza mais 26 Estações Digitais na cidade”, revelou. Nas aulas eles utilizam as redes sociais MSN, Orkut e e-mail. “Quando pensamos que esses cidadãos passaram o seu tempo, estamos redondamente enganados”, comemorou Pierre.

Conquistando conhecimento – O aposentado Dário Roberto, 68 anos, define a experiência das aulas de informática como única. “Antigamente tínhamos contato com a máquina de escrever e hoje é tudo mais avançado e temos que nos atualizar. Aqui estou aprendendo e conquistando mais conhecimento das novas tecnologias. Isso nos incentiva para uma melhoria de vida”, avaliou.

Para o aluno Antônio José, 78 anos, que também é aposentado e frequenta assiduamente, duas vezes na semana, a Estação Digital no Clube do Idoso, hoje a informática é indispensável na sociedade. “Se vamos trabalhar precisamos da computação, se estamos em casa precisamos da internet e de comunicação com o mundo”, disse, acrescentado que o Clube do Idoso é um local de entretenimento. “Aqui conhecemos outras pessoas e fazemos amizade. Aqui é excelente”, avaliou.

Paulo Tomé, 70 anos, foi aluno da primeira turma da Estação Digital no Clube do Idoso, em junho de 2009 e ainda hoje frequenta o local. Ele definiu a experiência como um primeiro passo. “Estou começando a engatinhar e pretendo ir mais adiante, atingindo novas metas. O que conta na vida é encararmos os desafios. Isso é o mais importante”, destacou o aposentado.

Como se inscrever – Para se inscrever na Estação Digital, no Centro da Pessoa Idosa, no Altiplano, é preciso apenas se dirigir ao local das aulas, com a identidade, e procurar a coordenação da unidade em horário comercial. Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente, basta que esteja na terceira idade. Nas outras 25 Estações Digitais da PMJP é necessário apenas ser maior de 15 anos.

Novas turmas foram iniciadas este mês e as próximas estão programadas para o início de novembro, após a realização da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. As matrículas poderão ser efetuadas até no final de outubro.

Sobre o Clube – O Clube da Pessoa Idosa conta com uma área total de 6.880 metros quadrados e funciona na Rua Ana Guedes de Vasconcelos (por trás da Escola Superior de Magistratura – Esma), no bairro Altiplano Cabo Branco. Além da Estação Digital, no espaço são disponibilizados aos idosos cursos e oficinas de artesanato, flores, bordado, trabalhos com jornal reciclado, teatro, hidroginástica, dança de salão, pintura, crochê, palestras e atividades recreativas.