II Semana Municipal da Transparência Pública chega ao fim e comemora dia do ouvidor

Por Luiz Carlos Lima - em 636

A programação da II Semana Municipal da Transparência Pública e Combate à Corrupção chegou ao fim nesta sexta-feira, 16. Durante cinco dias houve diversas atividades com o objetivo de fortalecer o debate sobre combate à corrupção e transparência pública. As atividades do último dia aconteceram no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna (anexo ao Tribunal de Contas do Estado), em Jaguaribe. Na ocasião houve três palestras e solenidade para marcar o dia do ouvidor, comemorando nesta sexta-feira.

A primeira palestra do último dia de atividades foi ‘Gestão Pública e Transparência’ com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, André Carlo Torres Pontes. Na sequência, houve palestra ‘Desburocratização do Serviço Público’, com o Profº Dr. Francisco Leite. Por último, o Ouvidor Geral do Município de João Pessoa, Benilton Lucena, proferiu a palestra ‘Ouvidoria como Ferramenta de Gestão’.

Para o controlador-geral do município, Severino Queiroz, a semana teve um papel de destaque em debates de temas relevantes para a sociedade. “Mais uma vez plantamos a semente na sociedade de que é importante discutir o combate à corrupção. Tivemos ações com o público infanto-juvenil para despertar desde cedo essa consciência, além de aprofundarmos questões importantes como a transparência pública”, disse.

Dia do ouvidor – Nesta sexta-feira, 16, é comemorado o dia de ouvidor. Durante a programação do evento, o dia foi lembrado assim como a importância dos profissionais que atuam na área. Ouvidor Geral do Município de João Pessoa, Benilton Lucena antes de proferir a palestra falou das atividades que um ouvidor exerce. “O ouvidor é o elo entre a sociedade e o poder público. É um trabalho muito importante de ouvir as demandas da população e que pode fazer a diferença na aplicação das políticas públicas”, ressaltou.

Parceiros – II Semana Municipal da Transparência Pública e Combate à Corrupção, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Secretaria Municipal da Transparência (Setransp)

O evento aconteceu com o apoio das entidades convidadas e parceiras: Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado da Paraíba, Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Universidade Federal da Paraíba.

Para a sua realização, a Semana contou com a colaboração de órgãos municipais como a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral do Município, Funjope, Estação Cabo Branco e Celest.