II Semana Municipal da Transparência Pública e Combate à Corrupção acontece até esta sexta-feira

Por Felipe Silveira - em 1799

A II Semana Municipal da Transparência Pública e Combate à Corrupção, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e Secretaria Municipal da Transparência (Setransp), acontece até esta sexta-feira (16). Desde a última terça-feira (13), autoridades, secretários municipais e representantes de controladorias internas de diversos municípios paraibanos se reúnem para debater o combate à corrupção. A programação completa do evento pode ser conferida no link: http://midi.as/programacaosemanatransp .

A tarde desta quinta-feira (15) começou com a palestra ‘Controle Interno e cooperação técnica: a atuação em rede no combate à corrupção’, com os palestrantes Marcos Queiroga, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal na Paraíba, Fábio Araújo, Superintendente Regional da Controladoria Geral da União em Pernambuco, e mediação de Gabriel Aragão Wright, Superintendente Regional da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba.

Em seguida, houve apresentação das crianças e adolescentes do projeto Ação Social Pela Música, mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A II Semana Municipal da Transparência Pública e Combate à Corrupção continuou com a palestra ‘Controle Interno e Procuradorias Municipais: relatos de parceria e sucesso’, ministrada pelos palestrantes Severino Souza de Queiroz, Controlador-Geral do Município de João Pessoa, Adelmar Azevedo Régis, Procurador-Geral do Município de João Pessoa, e mediada por Ádrio Nobre Leite, 1º Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de João Pessoa.

Para o Controlador-Geral do Município de João Pessoa, Severino Souza de Queiroz, o evento proporciona a integração entre as unidades de controle interno municipais, órgãos de controle externo e interno, bem como demais órgãos que atuam na prevenção e combate à corrupção. “Estamos na segunda edição deste evento que debate esse assunto tão importante, que é o combate à corrupção. Hoje, reunimos aqui representantes das controladorias de aproximadamente cinquenta municípios paraibanos e, para nós, é uma alegria e uma honra sediar um evento de tamanha grandeza”, afirmou.

O Procurador-Geral do Município de João Pessoa, Adelmar Azevedo Régis, ressaltou que o combate à corrupção é um dever de todo cidadão. “O combate à corrupção é um dos grandes temas da agenda nacional e é um norte que deve ser seguido por todos os entes públicos e cidadãos. João Pessoa vem sendo seguidamente premiada com notas máximas no quesito da transparência em todos os órgãos que aferem as transparências municipais, então, é um sinal que estamos no caminho certo”, frisou.

Último dia – A programação desta sexta começa às 9h, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna (anexo ao Tribunal de Contas do Estado), em Jaguaribe, com uma apresentação cultural. Logo em seguida, acontece a palestra ‘Gestão Pública e Transparência’ com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, André Carlo Torres Pontes. Às 10h, haverá palestra ‘Desburocratização do Serviço Público’, com o Profº Dr. Francisco Leite. Às 10h30, o Ouvidor Geral do Município de João Pessoa, Benilton Lucena, profere a palestra ‘Ouvidoria como Ferramenta de Gestão’. À tarde, o evento terá oficinas para servidores da PMJP.

A programação completa do evento pode ser conferida no link: http://midi.as/programacaosemanatransp.

Parceiros – A II Semana Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção acontece com o apoio das entidades convidadas e parceiras: Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado da Paraíba, Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Universidade Federal da Paraíba.

Para a sua realização, a Semana conta com a colaboração de órgãos municipais como a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral do Município, Funjope, Estação Cabo Branco e Celest.