II Seminário Peti Escola para educadores começa nesta terça

Por - em 15

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Centro Livre Meninada I (CLMI) realiza a partir desta terça-feira (11) o II Seminário Integrando Peti Escola, com o tema “Educadores como agentes na prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. O evento acontece das 8h30 às 11h, na sede localizada na Rua Osvaldo Pessoa, em Jaguaribe, e é encerrado na quarta-feira (12). A atividade é alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que transcorre oficialmente no dia 18 de maio.

Segundo a coordenadora do Centro Livre Meninada I, Catarina Arruda, este é o segundo seminário de integração com as escolas realizado pelo Peti, no CLMI, tendo como público alvo os educadores.

“O primeiro foi sobre o Trabalho Infantil, em junho do ano passado. Buscamos estabelecer em Jaguaribe uma integração com a maioria das escolas, nas quais as crianças que fazem parte das atividades do Peti estão matriculadas, possibilitando frequentemente a troca de conhecimentos entre os educandos. Mesmo os que não fazem parte do Programa participam. Entre as principais atividades realizadas estão a Mostra Cultural, Dia do Livro, Mostra do Conhecimento, Feira de Ciências, I Seminário Infanto Juvenil Trama da Cor, além das apresentações culturais como capoeira, dança, teatro de bonecos, rap e cordel”.

A coordenadora destaca que o objetivo é possibilitar um trabalho pedagógico em conjunto. “De forma que as habilidades e conhecimentos desenvolvidos através das atividades propostas no Peti venham a colaborar para as atividades escolares, e que, além disso, os educadores possam se apropriar mais do que é o trabalho infantil e qual a proposta pedagógica do Programa”, concluiu Catarina.