Inclusão escolar: Funjope apóia o lançamento de livro, nesta quarta

Por - em 25

‘Tecendo os fios da inclusão: caminhos do saber e do saber fazer’ é o título do livro organizado pelo pesquisador em desenvolvimento humano, Eduardo Gomes, e a especialista em inclusão escolar e social de pessoas com deficiência, Lindaci Gomes, que será lançado nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, na Unidade Cultural Casarão 34, localizado na Avenida Visconde de Pelotas, Centro, n° 34, em frente à Praça Dom Adauto. O evento é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), por intermédio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Dividida em duas partes, sendo a primeira intitulada ‘Saberes: bases teóricas para uma atuação inclusiva’, e a segunda ‘Saber fazer: práticas inclusivas’, a obra reúne 14 artigos assinados por 23 autores, entre professores, especialistas, mestres e doutores de várias instituições de ensino superior do País. A publicação envolve os leitores na temática da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, além de informações atualizadas para estudantes, profissionais da área e familiares.

A primeira parte do livro traz reflexões sobre inclusão e exclusão, o acesso de alunos com paralisia cerebral à escola, brincadeiras e o processo de inclusão, a educação bilíngüe para o surdo, gestos e interação – a linguagem do corpo, além de matemática e inclusão social. Já a segunda parte contém relatos de experiências profissionais sobre a formação continuada de professores, a inclusão de um aluno cego na escola regular, as possibilidades do cego fotografar, as novas tecnologias e a inclusão de alunos especiais, os surdos e as tecnologias digitais, um estudo de caso de dislexia, o trabalho num processo de interação social e estratégias inclusivas em sala de aula.

Os autores – Eduardo Gomes Onofre é psicólogo, mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor titular da disciplina ‘Educação Especial’ da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Maria Lindaci Gomes de Souza é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora titular e pró-reitora adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários da (UEPB). Mais informações pelo telefone 3218-9708, em horário comercial.