Infância e Paz é tema de exposição que começa nesta sexta na Estação

Por - em 37

A valorização da primeira infância e a cultura pela paz são alguns aspectos que podem ser encontrados na exposição “Infância e Paz – Laços Afetivos” que será aberta no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano nesta sexta-feira (20), às 19h. A entrada é aberta ao público e os horários de visitação são de terça a sexta-feira das 9h até às 21h e nos sábados e domingos das 10h até às 21.

A exposição veio do museu da Cultural do Senado Federal (DF) e surgiu do desejo de transformação social da servidora pública Lisle Lucena e da presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Valor Cultural, Márcia Barr. Os trabalhos começaram em agosto de 2008 e contaram com a participação de diversos especialistas, como o representante da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMP), Vital Didonet, e o pediatra Laurista Correa. “Nosso foco é provocar a reflexão nos responsáveis pelas políticas públicas”, conta Lisle no site do projeto.

Em “Infância e Paz” são telas pintadas em grandes tecidos resultado da intervenção do artista plástico Toni Lucena sobre fotos de Ianê Heusi, que tratam da questão do direito a infância, mostram os laços de família, a importância do carinho desde a infância, a haptonomia (toque com sentimento) e outros aspectos.

As telas contêm textos da escritora Lya Luft, de Winnicott, Jean Pierre Lebrun, Maria Beatriz Marinho dos Anos, Suzana Herculano entre outros. “Há verdadeiras histórias de horror envolvendo orfanatos do leste europeu na primeira metade do século XX e até mesmo algumas instituições do gênero nos Estados Unidos, onde se deixava que os bebes ficassem sozinhos em seus leitos e todos morriam antes dos dois anos de idade”, conta um dos textos de Suzana Herculano. A primeira edição desta exposição aconteceu em 2010 onde foi abordado o tema: “A importância dos primeiros laços entre bebe e os cuidados”.

As imagens estampadas nesta exposição buscam a valorização do crescimento e do desenvolvimento humano e de sua inadiável evolução no campo dos direitos humanos, especialmente no reconhecimento da criança como sujeito de direitos sobre os alicerces da cultura da paz.

Toni Lucena – O currículo do artista tem trabalhos de destaque. Formado pela Escola de Belas Artes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Toni foi diretor de arte na Rede Globo (RJ) e participou das aberturas de telenovelas como Cuca Legal, Saramandaia, Estúpido Cupido entre outras. Também trabalhou na Rede Globo de São Paulo.

Além da televisão, Toni deixou sua marca em matérias de capa do Correio Braziliense, onde trabalhou como editor de arte e recebeu, em 1999, 2000, 2001 e 2002 o prêmio SND (Society of News Design), com material impresso na primeira página.

Em 2004, criou seu próprio negócio, a Arteametro, uma empresa para o desenvolvimento de projetos com painéis temáticos, constituídos de impressão em mídias diversas e em grandes formatos. E foi após virar empresário que o artista contribuiu para deixar mais belas e interessantes paredes inteiras, como as do Forte de Copacabana (exposição permanente com área impressa de 130 metros, contando a história do forte); Fortaleza dos Reis Magos, em Natal – RN (são 250 metros de arte impressa em painéis); Ministério da Defesa – bloco Marinha do Brasil (18 painéis em placas de pvc com 6 metros de altura por 4 de largura, na entrada do hall dos almirantes); diversos Macdonald’s espalhados pelo país (mais de 120 restaurantes da rede), sempre com o tema local, como o do Bairro da Liberdade, em São Paulo, que tem impresso nas paredes imagens referentes à cultura japonesa.

Serviço:

Exposição: Infância e Paz

Abertura: Sexta-feira (20)

Hora: 19h

Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – Altiplano.

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

Contato para imprensa:

Lúcia França – Vice-diretora e curadora da Estação Cabo Branco

Fone: 9985.2725 – 8708.9445 – 8802.2355

E-mail: luciafranca1001@gmail.com