Informática agiliza processos de sepultamentos em João Pessoa

Por - em 59

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) criou um programa de informática que vai agilizar os sepultamentos nos cemitérios públicos da Capital. Trata-se do Cemitech – um banco de dados eletrônico onde vão constar os nomes de todas as pessoas enterradas nesses locais a partir de 2005.

O trabalho está sendo desenvolvido pela Divisão de Cemitérios (Dicem) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com apoio de dois estagiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ( antigo Cefet) e consiste em um apanhado de todas as covas e túmulos dos seis cemitérios existentes na cidade. Após a conclusão desse levantamento, as informações serão disponibilizadas para a população através da Internet no endereço www3.joaopessoa.pb.gov.br/cemitech . A previsão é de que até o final do próximo mês de junho o sistema esteja completamente instalado.

O principal objetivo desse trabalho é proporcionar rapidez e transparência ao processo burocrático que envolve o sepultamento, traslado de restos mortais e até a exumação, quando se faz necessária. A população terá informações detalhadas como o número do registro do óbito, o nome do cemitério, a identificação do cartório onde foi registrada a morte, o número do sepultamento, a data e a natureza do jazigo (se perpétuo ou rotativo).

Disponibilidade – O levantamento físico, que diz respeito às áreas disponíveis, já foi concluído nos cinco cemitérios menores: Santa Catarina, São José, São Sebastião, Cristo e N. S. da Penha, faltando apenas finalizar o Senhor da Boa Sentença. Com esses dados, a PMJP terá condições de saber a capacidade e a disponibilidade de cada um dos equipamentos. A próxima etapa será a informatização dos cemitérios, o que vai permitir à Sedurb manter o controle sobre cada ação realizada nesses locais.

Utilidade pública – As famílias que possuem terrenos em qualquer um dos cinco cemitérios públicos onde o levantamento já foi concluído devem procurar a administração do órgão, a fim de fazer o recadastramento. Mais informações com Zênio Marques, pelo telefone 3218- 9193.