Iniciada revitalização do prédio do Conventinho, no Centro Histórico

Por - em 176

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) iniciou as obras de revitalização do Conventinho, edificação construída entre os anos de 1916 e 1918 do século XX, localizado no Centro Histórico da Capital. Orçado em R$ 1.410.935,13, o projeto prevê a recuperação de uma área total construída de 3.883 metros quadros mais projetos de iluminação, paisagismo e colocação de bancos em concreto na área externa. O prazo de execução é de 270 dias. O prédio, após a reforma, abrigará a Biblioteca Pública e espaços destinados ao ensino das artes.

Os primeiros trabalhos realizados no Conventinho foram os de limpeza e derrubada de algumas paredes para tornar o interior da edificação funcional. Todo o trabalho está sendo orientado pela coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais do Município de João Pessoa (Probech-JP) e uma engenheira do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A obra de revitalização do Conventinho contemplará a troca do piso em assoalho, recuperação da coberta de telha francesa, remoção de pintura à óleo de paredes e esquadrias. Também serão implantados o sistema completo contra incêndio, rede telefônica e elétrica e o sistema de fiação para o funcionamento de computadores. Todo o espaço contará ainda com climatização.

O Conventinho possui uma grande área externa, onde serão realizados os serviços jardinagem, iluminação, colocação de bancos de concreto e colocação de grades. O prédio está localizado próximo a vários outras edificações históricas, a exemplo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, Hotel Globo e Fábrica de Vinho Tito Silva.