Inscrições abertas para monitores no Programa Mais Educação

Por - em 68

O Programa Mais Educação, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), está com as inscrições abertas até o dia 22 de Julho para a atuação de monitores voluntários para o módulo 2011.2. Não há um número exato de vagas, já que variam de acordo com a demanda de cada escola. As atividades têm início no dia 2 de Agosto.

Para efetivar as inscrições, os interessados devem se dirigir a uma das 82 escolas municipais que contemple atividades inter-relacionadas com sua área de formação e atuação, munidos de currículo e projeto pedagógico. (Clique aqui para saber os endereços das unidades).

“Promover o processo seletivo semestral é possibilitar a inserção de bons profissionais recém-formados no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador geral do programa em João Pessoa, Alberto Araújo. Ele disse também que a partir deste módulo todos os alunos do Programa atendidos pela PMJP terão três refeições, incluindo o almoço.

Todos os candidatos são considerados voluntários e não possuirão vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Serão selecionados aqueles que estiverem em consonância com o perfil e às orientações do Programa. A lista com o nome dos candidatos aptos será divulgada em cada escola.

Especificações – São 50 diferentes atividades que integram oito macro-campos: Cultura e Artes; Esporte e Lazer; Prevenção e Saúde; Acompanhamento Pedagógico; Direitos Humanos, Ética e Cidadania; Educomunicação; Meio Ambiente; e Inclusão Digital.

Diferente de como ocorreu no primeiro módulo, onde cada monitor poderia atuar em até quatro escolas, desta vez ele atuará apenas em uma. Nas escolas, as atividades são desenvolvidas em quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas pela tarde.

Seleção – A seleção dos alunos é realizada tendo como base o perfil construído a partir dos referenciais do Ministério da Educação e Cultura (MEC). De uma maneira geral, são crianças e adolescentes (2º ao 9º ano) que durante o turno oposto ao da aula, participam de atividades pedagógicas de múltiplos saberes.

Mais Educação – O Programa Mais Educação é uma iniciativa político-educacional do Governo Federal, em parceria com os governos Municipal e Estadual. O financiamento vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Atualmente, o programa possui em João Pessoa entre 110 a 400 alunos em cada uma das 82 escolas, totalizando 11.720 assistidos em toda a Rede Municipal de Ensino. Como contrapartida aos recursos aplicados pelo Governo Federal nas atividades, a PMJP é responsável pela contratação e formação continuada dos profissionais responsáveis pela gestão do Programa em cada escola.

Mais informações sobre a seleção através do telefone: 3214-3208, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ou através do e-mail: cirandadgc@gmail.com.