Inscrições abertas para o programa ‘Formação continuada à distância’

Por - em 64

O programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) está com as inscrições abertas até o dia 15 de julho. Este ano, o programa, que é coordenado pela equipe do Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (Cecapro), traz como novidade aos interessados a implantação do ensino à distância.

“Estamos, a cada ano, investindo na melhoria da qualidade de ensino como um todo. As Tecnologias da Informação e Comunicação são ferramentas úteis que, aliadas aos saberes dos educadores, elevam consideravelmente as estratégias de construção do conhecimento destes, beneficiando a comunidade escolar”, afirmou a secretária de Educação Ariane Sá.

As inscrições para o programa podem ser feitas pessoalmente no Cecapro localizado na Avenida Epitácio Pessoa, bairro de Miramar, ou também online, através do Portal Educação.

De acordo com a coordenadora do programa, Inês Caminha, a implantação do ensino à distância deve atrair bem mais inscritos. “Este é mais um importante passo dado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para promover o aperfeiçoamento dos educadores da Rede. Esta inovação representa avanços significativos, tendo em vista que é crescente o número de educadores que, em consonância com o seu tempo, objetiva a sua inclusão digital”, ressaltou a coordenadora.

Orientações – De acordo com o programa, a organização da Formação Continuada se faz com os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialistas e gestores em educação.

Dessa forma, cada Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) poderá inscrever seus educadores em bloco ou individualmente. Os professores com Gratificação de Serviços Especiais (GSE), que exerça suas funções em outro segmento, deverão se inscrever apenas na disciplina da qual é titular. Já os que têm duas matrículas deverão se inscrever com a mais antiga.

Em relação aos profissionais da EJA, estes podem se inscrever nos dois segmentos em que atuam. E por fim, todos os professores e especialistas readaptados farão suas inscrições nos seus respectivos segmentos.

Dispensas – A dispensa da ‘Formação Continuada’ para o profissional que esteja cursando pós-graduação está vinculada à apresentação de uma declaração atualizada, emitida pela coordenação do curso. O servidor deverá aguardar o deferimento do processo de dispensa, inscrito e participando do programa.

O profissional que ainda não solicitou a dispensa do programa ano 2011 poderá fazer até o dia 12 de agosto, através da formalização de um processo que deverá ser encaminhado à Secretária de Educação do Município.

Outras informações sobre o programa o interessado deve entrar em contato com a coordenação através dos telefones 3214-7160 e 3214-7044. Para ter acesso ao calendário completo da Formação Continuada clique abaixo:

Formação Continuada O Programa é normatizado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de nº  9394, de 20 de dezembro de 1996. Todo o processo de Formação Continuada em educação tem como objetivo subsidiar os trabalhadores dessa área, para uma melhor sistematização de sua prática, especialmente, com relação ao processo de ensino e aprendizagem escolar, centrado em uma perspectiva de educação inclusiva.

O programa promove ainda a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira. O encaminhamento da Sedec para a formação continuada está voltado para  investimentos no preparo técnico e pedagógico dos profissionais da educação.

Clique aqui para acessar o calendário do programa.