Inscrições para ‘V Olimpíada de Robótica’ terminam nesta sexta

Por - em 22

Termina nesta sexta-feira (3) o período de inscrições para os interessados em participar da ‘V Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)’, que acontece no dia 11 de junho nas dependências da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no altiplano. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo website Sistema Olimpo (www.sistemaolimpo.org) ou através do endereço eletrônico www.obr.org.br.

Podem participar da competição estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das escolas públicas ou privadas que já tiveram, ou não, contato com o mundo da robótica. O coordenador da Olimpíada na Paraíba, Fagner Ribeiro, disse já se inscreveram, aproximadamente, 42 equipes composta por quatro estudantes cada. Até está quarta-feira (1°), segundo dados da organização do evento, a Paraíba era o Estado com o maior número de inscritos nesta edição da Olimpíada.

“A olimpíada vai dar visibilidade a Estação Cabo Branco por ser pioneira, no Estado, em sediar um evento dessa natureza e de grande importância para incentivar os estudantes, estimulando eles a carreira técnico-científica”, afirmou Fagner Ribeiro.

Evento – Na ‘V Olimpíada Brasileira de Robótica’ são aplicadas três tipos de provas, sendo duas teóricas (a Teórica e a Duathlon) e uma prática. A Prova Teórica será aplicada com alunos do ensino fundamental que ainda não tiveram vivência com robótica. A Prova Duathlon será para jovens do ensino médio e técnico que também não tiveram aulas sobre a matéria.  Já os estudantes que já têm acesso à robótica, através dos kits educacionais, farão à prova prática, na Estação Cabo Branco, no dia 11 de junho. A etapa final será realizada em São João Del Rei (MG), no período de 18 a 21 de setembro.

A ORB integra a programação das olimpíadas cientificas que promovem olimpíadas de matemática, física, história do Brasil, química, astronomia e astronáutica. O evento tem o objetivo de atuar como instrumento para melhoria do ensino fundamental e médio, bem como identificar jovens talentos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas.

O evento é uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte.

Qualquer pessoa pode prestigiar o evento, cuja entrada é gratuita. Mais informações no endereço eletrônico www.obr.org.br, pelos telefones 3214.8303/ 8270 ou através do email fagnertrabalho@bol.com.br.

Experiência – A Prefeitura de João Pessoa equipou, na Estação Cabo Branco, um Laboratório de Robótica, localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante, que funciona nos três horários, nas quartas e sextas-feiras. No local, o visitante encontra a exposição com sete robôs medianos que funcionam com sensores de luz, faixa, sensor de presença e sensor de toque. Os educadores e monitores trabalham com cinco kits alfa. Nas aulas é formado um grupo com 30 pessoas, subdividido em cinco equipes, que recebem propostas temáticas para desenvolver um protótipo de robô relacionado ao tema escolhido.

A robótica também faz parte do projeto curricular das escolas municipais, há quase cinco anos. A rede de ensino conta com mais de 50 laboratórios instalados em várias escolas da Capital beneficiando cerca de 25 mil estudantes. Para as aulas de robótica cada unidade recebeu kits que são compostos por uma central de programação, seis pares de sensores (som, luz, movimento e toque) e módulos de vários tamanhos que montados formam robôs, além de ferramentas e apostilas, que são repassadas para os alunos.