Inscrições para as oficinas do Arraiá de Economia Criativa e IV Festival do Milho continuam abertas

Por Dayana Nóbrega - em 209

Permanecem abertas as inscrições para as oficinas do Arraiá de Economia Criativa e IV Festival do Milho. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do João Pessoa Artesã (JPA) e Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), com apoio do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco e demais secretarias do município. As inscrições tiveram início na última quinta-feira (6) e irão até a próxima quinta-feira (13). Para se inscrever, os interessados devem procurar a Cecaf, localizada na Avenida Hilton Souto Maior, bairro do José Américo, nº 1.112, das 8h às 16h. As Inscrições são gratuitas.

No ato da inscrição, é necessário apenas que se preencha uma ficha com seus dados pessoais e apresente um documento com foto. Com vagas limitadas, as quatro oficinas que serão oferecidas diariamente acontecerão no turno da tarde, das 14h às 16h, no período de 20 a 23 de junho, durante o Arraiá de Economia Criativa e o IV Festival do Milho da Cecaf.

No dia 20 de junho (quinta-feira), acontecerão as oficinas: Floricultura Tropical intitulada “Uma oportunidade de Negócios”, que será ministrada por José Francisco de Araújo Júnior; oficina de Artesanato Colares e Adorno de Cabelos em Fuxico, ministrada pela oficineira Rejane Maria de Andrade Freitas; a oficina Decoração de Flores em Palha de Milho, que acontecerá no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira e a oficina Reciclando Banners: Sacolas para Feira da Agricultura Familiar, com Regina Bonfá e Géssica Almeida.

No dia 21 de junho (sexta-feira), acontecerão as oficinas: Hortas Verticais Urbanas com Garrafas Pet, com Maria Neide de Andrade, bióloga e especialista em Gestão Ambiental; Artesanato de Boneca de Pano “Princesinha do Milho”, ministrada por Dalila Cavalcante da Silva; oficina Criativa de Decoração de Flores em Palha de Milho, no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira e a oficina de Embalagens Sustentáveis: Folhas de Bananeiras, Substituindo Embalagens.

No terceiro dia, sábado (22), acontecem as oficinas criativas: Paisagens Urbanas, que será conduzida pelo diretor de controle ambiental da Semam, o agrônomo Anderson Fontes; a oficina de Artesanato: Reciclando com Tecidos (capas de almofada e tapetes), com a professora Lucia Fátima de Sousa; oficina Decoração de Flores em Palha de Milho, também no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira e a oficina Objetos Sustentáveis: Sousplat e Porta Copo, trabalhando fibras da palha de banana.

Festival do Milho – No dia 23 de junho, quem estiver à procura de milho para as festividades juninas, pode procurar a Cecaf, pois o IV Festival do Milho segue com a programação normal. O produto estará sendo comercializado a preços acessíveis pelos agricultores familiares que comercializam no local. A mão de milho será vendida a partir de R$ 20.

Gastronomia Criativa – No mesmo período de 20 a 22 de junho, a partir das 9h, acontecerão também, como parte da programação do Arraiá de Economia Criativa e IV Festival do Milho da Cecaf, shows gastronômicos gratuitos para a população, com chefs de cozinha renomados da cidade, que utilizarão o milho e a mandioca como base principal dos pratos. No dia 20 de junho, o prato do dia será produzido pela chef Lubyanka Baltar; no dia 21, o chef Fábio Cunha e, no dia 22, o chef Luiz Cláudio. A iniciativa é uma parceria da Cecaf com os cursos de Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).